Emprego

Com salários atrasados, terceirizados do SIMM acusam diretores de ameaçá-los

Imagem Com salários atrasados, terceirizados do SIMM acusam diretores de ameaçá-los
Funcionários não têm banheiro nem água para beber há mais de seis meses  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/09/2012, às 08h53   Marivaldo Filho (Twitter: @marivaldofilho)


FacebookTwitterWhatsApp

Se ficar sem receber salário já é preocupante e desestimulante para o trabalhador, imagine quando, aliado a isso, o assalariado é ameaçado cotidianamente pelos funcionários hierarquicamente superiores dentro da empresa. As regras são: não é permitido andar em grupos pelos corredores e, muito menos, falar sobre o atraso das remunerações. Nem internamente, muito menos externamente. Quem descumprir as 'normas' será demitido.

E não para por aí. Além de salários recorrentemente atrasados e das ameaças, as condições de trabalho estão muito longe das melhores: prédio velho, banheiro interditado há mais de seis meses, sem ar-condicionado e, acreditem, sem nem água para os funcionários beberem durante o expediente.

Estas denúncias foram relatadas à reportagem do Bocão News por funcionários terceirizados da empresa TMW que prestam serviços ao SIMM (Serviço de Intermediação de Mão de Obra). “Estamos sem receber salários há dois meses. É um jogo de empurra-empurra. Recebemos através da empresa TMW, que diz que a prefeitura não repassou o recurso dos salários. As pessoas da Setad, órgão da prefeitura que é responsável pelo repasse, nos dizem que estão passando por dificuldades e que farão de tudo para regularizar. Temos família e contas a pagar. É muito complicado”, relatou um dos trabalhadores, que, por medo de retaliação, preferiu não se identificar.

O receio é compreensível. Segundo relatos de outro trabalhador do SIMM, em contato com o Bocão News, constantes ameaças de demissão são feitas por diretores. “Eles se reúnem com nossos supervisores que nos passam que não podemos andar em grupo pelos corredores e, muito menos, conversar sobre os recorrentes atrasos nos nossos salários. Dizem que seremos demitidos se fizermos isso. Tudo para que os atrasos dos salários não se espalhem. As ameaças são constantes e falam isso abertamente”, contou.

Vale lembrar que os salários dos 72 terceirizados do SIMM são pagos pelo Governo Federal, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O repasse é feito anualmente e antecipadamente. “Sendo assim, não existe nenhuma justificativa para a prefeitura atrasar os nossos pagamentos. O repasse já foi feito”, contestou um dos trabalhadores.

Informações ao Bocão News?

A reportagem do Bocão News entrou em contato, por telefone, com a TMW para falar sobre os atrasos dos repasses.  A diretora de prenome Fátima, descontrolada emocionalmente, se negou a prestar informações sobre a situação. “Bocão News? Desconheço essa história. Por que tenho que dar informações ao Bocão News? Nosso cliente é o SIMM e não o Bocão News. Saí de uma reunião só para falar com você. Tenho que ir”, afirmou Fátima.  “Qual o sobrenome da senhora?”, questionou a reportagem. “Para você, só Fátima”, respondeu e bateu o telefone em seguida.

Segundo a Setad, a situação dos funcionários da TMW que prestam serviço ao SIMM já foi solucionada. A empresa enviou na quinta-feira (27) o pagamento referente ao mês de agosto, segundo o órgão, único que encontrava-se em atraso. Nesta sexta-feira, de acordo com a Setad já deverá estar disponível para os funcionários.

“Isso mostra que eles tinham como realizar esse pagamento antes. Só fizeram esse pagamento por causa da ligação e da pressão da imprensa. O mês de setembro quero saber como vai ser. Eles dizem o que querem”, criticou um trabalhador do SIMM.

Sobre as denúncias de ameaças de demissões, a Setad afirmou desconhecer qualquer orientação ou conduta da Diretoria Geral de Trabalho e Geração de Renda (DTGR) que indique o comportamento relatado pelos denunciantes. “Informamos, entretanto, que os funcionários que tiverem quaisquer outras queixas, podem entrar em contato com a Ouvidoria para registrar a reclamação, que será prontamente apurada”, comunicou o órgão, através da assessoria de imprensa.

“Com relação à infraestrutura, por se tratar de um imóvel antigo, ocasionalmente ocorrem problemas hidráulicos e elétricos. Porém, a Secretaria busca sempre alternativas resolutivas para essas situações. No entanto. as dificuldades encontradas não impedem o bom funcionamento do órgão, não interferindo no bom atendimento sempre prestado pelos funcionários do SIMM”, completou a assessoria da Setad, em nota oficial enviada ao Bocão News.


Publicada no dia 27 de setembro de 2012, às 16h07

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp