Entretenimento

Teatro Gregório de Matos é oficialmente reinaugurado e retoma atividades

Publicado em 12/06/2015, às 09h56   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As manifestações culturais voltam a ocupar o Teatro Gregório de Mattos, no Centro, que foi entregue completamente recuperado na noite desta quinta-feira (11) pela Prefeitura, em parceria com o Itau Unibanco S.A. A partir desta sexta-feira (12), entra em cartaz a exposição "Amar a Lina", que pode ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, das 14h às 19h, na Galeria da Cidade, andar térreo. Já no sábado e domingo (13 e 14) acontece o musical "Eu te amo mesmo assim", a ser estrelado pelos atores Laila Garin e Osvaldo Mil na Sala Tabaris, com ingressos a R$30 (inteira).
A reinauguração do teatro contou com uma performance do ator Jackson Costa que, caracterizado como o poeta baiano do século XVII que dá nome ao espaço, convidou a todos os presentes para conhecer a "nova casa". O prefeito ACM Neto, o diretor de Relações Institucionais e Governo do Itau Unibanco, Cícero Araújo, o secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, ficaram responsáveis por cortar a fita de reabertura do equipamento cultural.
Para o prefeito, é inacreditável o Gregório de Mattos ter ficado fechado por tanto tempo, devido à forte característica cultural de Salvador. "Nossa cidade vive e respira cultura e precisava ter resgatado esse espaço tão importante, onde agora vão se apresentar diversas manifestações locais, nacionais e internacionais. É importante ressaltar que, além do teatro, todo um complexo está sendo entregue à cidade no local, como a praça e escadarias recuperadas, além do Espaço da Barroquinha que também foi requalificado e entregue no ano passado. Outra importante ação em parceria com o Itau vai permitir que sejam exibidos filmes na área externa gratuitamente, uma vez por semana. É realmente um dia muito especial para a primeira capital do Brasil", salientou ACM Neto.
Para Cícero Araújo, do Itau Unibanco, a característica cultural de Salvador têm contribuído para as diversas ações realizadas pela instituição na cidade. "Desenvolvemos diversas ações pelo país a exemplo do programa de compartilhamento de bicicletas, mas a capital baiana inspira bastante a gente a promover iniciativas que valorizem a cultura e a preservação da história. Estamos realmente felizes com o resultado de mais essa parceria com a Prefeitura."
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, salientou que a população está recebendo de volta o teatro com o projeto original de Lina Bo Bardi, que é homenageada com a exposição no local, e não esconde o entusiasmo ao relembrar a relação com o equipamento cultural. "Foi aqui que comecei minha carreira na década de 1970 e, quando cheguei na fundação, disse que tinha que colocar o teatro para funcionar novamente. E, ainda por cima, é o único teatro multidão daqui, então vai dar pra fazer muita coisa", projetou.
Outro que também ficou bastante extasiado com o retorno do TGM foi o ator Dodi Só. "Meu sentimento é de ator e cidadão, pois este teatro é mais um equipamento que vai trazer a comunidade para ver bons espetáculos, com o clima de Lina Bo Bardi. A cidade estava precisando disso e só tem a ganhar, pois tem sofrido há alguns anos com o abandono cultural. Espero que outros espaços que estão fechados também possam retornar. Estou muito feliz com essa iniciativa", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp