Entretenimento

Documentário sobre o precursor do yoga no ocidente estreia no Glauber Rocha

Publicado em 19/11/2015, às 08h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador será uma das dez cidades brasileiras a receber a estreia simultânea do filme ‘AWAKE – A vida de Yogananda’. Premiado em festivais de cinema pelo mundo, o documentário chega ao Brasil amanhã (19), por meio da distribuidora Espaço Filmes, e conta a história do mestre hindu Paramahansa Yogananda, precursor do yoga e da meditação no ocidente. Em cartaz no Cine Espaço Glauber Rocha, o filme será um programa imperdível para praticantes e curiosos dessas práticas que têm conquistado um número cada vez maior de adeptos.
Autor do best-seller Autobiografia de um Iogue, com milhões de cópias vendidas, o indiano Yogananda foi  um dos principais mestres de Kriya Ioga e o primeiro mestre hindu a trazer para o ocidente os ensinamentos espirituais do yoga e da meditação, em 1920. Para tal, fundou, nos Estados Unidos, Self-Realization Fellowship, que tinha objetivo difundir entre pessoas de todas as raças, culturas e credos a antiga ciência e filosofia da Ioga e sua tradição de meditação consagrada pelo tempo.  
O documentário – tido como uma biografia não convencional – conta, por meio de um vasto material de arquivo, essa trajetória do iogue na disseminação desse antigos preceitos do yoga até se tornarem acessíveis ao público moderno.
Além se apresentar-se como uma biografia ampla de Yogananda, o documentário examina ainda o universo do yoga moderno e antigo, no oriente e ocidente, através de entrevistas, imagens metafóricas e recriações, levando os espectadores desde as peregrinações sagradas na Índia à Faculdade de Estudos Religiosos de Harvard e seus modernos laboratórios de Física. Entre os entrevistados, seguidores famosos como como o ator americano Herb Jeffries e o ex-Beatle George Harrison.
YOGANANDA NA BAHIA
No mundo, o número de praticantes de yoga e meditação é crescente e, segundo a Unesco, já passa dos 200 milhões. Na Bahia, não é diferente. Por aqui, os ensinamentos do mestre hindu Paramahansa Yogananda estão presentes desde 1958, quando estudantes de suas lições reuniam-se para estudar e meditar segundo as suas diretrizes. Aqui, fundou-se o Centro de Meditação de Salvador (CMS), uma associação religiosa, educacional e filantrópica, afiliada à Self-Realization Fellowship, que propõe atividades gratuitas voltadas para a prática e difusão da “arte de viver em harmonia”. Nos encontros semanais, são realizadas leituras dos escritos de Yogananda e meditações em grupo, orações pela paz mundial, escola de meditação para crianças e jovens, celebrações em datas especiais, retiros espirituais e, a cada três anos, palestras públicas ministradas por monges da Self-Realization Fellowship.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp