Entretenimento

Baiano compõe júri do Prêmio Multishow e revela suas impressões sobre premiação

Publicado em 26/10/2016, às 10h36   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Neste ano, além dos artistas que concorreram às premiações, a 22ª edição do Prêmio Multishow, realizado na Arena da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (25), a Bahia também teve representante nos bastidores do evento, mais precisamente no Super Júri. O jornalista baiano, Luciano Matos, fez parte do seleto grupo de 11 super júris, que atuaram ao vivo durante a premiação, e escolheram em voto secreto os vencedores para o prêmio de 'Melhor Disco', 'Melhor Canção' e 'Revelação'. O júri geral é composto por 100 pessoas, incluindo os 11, que juntas definiram todos os indicados em todas as categorias e os vencedores em outras oito.
Em entrevista ao Bocão News, Matos falou sobre sua participação no Prêmio. "Foi um convite da produção. Eu já tinha feito parte do júri maior, em anos anteriores. Foi muito interessante ter participado agora do júri lá ao vivo. Primeiro, por estar num time de respeito de pessoas do mundo da música, jornalistas, criticos, produtores, gente que acompanha e faz muito pela musica há muitos anos. Sempre muito bom aprender, ouvir, conhecer pessoas relevantes desse meio. Segundo, por estar dentro de uma mega estrutura e ver um pouco como funciona".
Para o jornalista, que acompanha e trabalha com música há quase 20 anos, existe dois mundos da música dentro do Prêmio e que ainda não há um equilíbrio entre eles. "Vivemos um momento que há um abismo entre o que faz sucesso midiático e um outro tipo de música, com, digamos, mais conteúdo. E dentro desse universo dos que fazem sucesso midiático, esse outro mercado tem crescido e mostrado a cara. Mas, no prêmio isso ainda é muito tímido. Assim mesmo, se abre um espaço para votação, debate, discussão sobre música. Foi legal ter participado disso ao vivo em um canal de TV. Acho que a tendência é que se abra mais e assim espero. Não é questão de tomar espaço, é de ter maior equilíbrio".
As palavras de Luciano são sustentadas pelo trabalho realizado pelo jornalista com o site 'El Cabong', que atua há mais de dez anos, destacando a música que está mais distante da grande mídia, e com programa de rádio 'Radioca', voltado para o universo da produção independente brasileira. Na pista, como DJ, o evento 'Baile Esquema Novo', voltado apenas para música brasileira, ainda lhe aproxima mais com o mundo musical. 
Questionado sobre se ao seu ver, houve justiça nas premiações, Matos descartou enxergar o Prêmio como uma competição. "Eu acho que qualquer um dos indicados que ganhasse seria justo. Acho que mais do que um clima de competição ou de quem é melhor, o interessante é se mostrar o que anda sendo feito, e tem muita coisa sendo produzida, muita coisa boa. Vejo o prêmio mais como uma forma de reconhecimento, do que dizer quem é melhor  em arte e em música. Não acho que deva ter isso de disputa. O legal é como muita gente que nunca tinha ouvido falar do BaianaSystem, por exemplo, viu eles através do prêmio. No próprio júri debatemos isso e falamos de como estava difícil escolher um dentre tantos nomes bons, com trabalhos relevantes".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp