Entretenimento

Banda baiana é a mais ouvida no Youtube fora do Brasil; Daniela e Margareth compõem a lista

Reprodução
Grupo ultrapassou artistas como Roberto Carlos, Sergio Mendes, Daniela Mercury e Margareth Menezes   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/01/2018, às 11h55   Redação BNews



Dados disponibilizados pelo Youtube e compilados pela Folha mostram que alguns cantores baianos fazem parte de uma seleção de artistas brasileiros que retêm parcela expressiva de seus públicos situada fora do país. João Gilberto, Daniela Mercury e Margareth Menezes aparecem na lista ao lado de Michel Teló, Sepultura e do grupo Axé Bahia, que surpreendentemente encabeça a lista. Para quem não lembra, o Axé Bahia é um grupo musical de axé music e eurodance, composto de cinco integrantes, que surgiu na década de 1990. O grupo alcançou a fama com o hit "Beijo na Boca", que contou com uma versão em espanhol chamada "Beso en la boca".

O levantamento identificou 15 artistas e grupos brasileiros que somam mais visualizações no serviço de vídeo no exterior. Ao contrário do que muita gente imagina, a cantora Anitta não figura na referida lista. A pesquisa considerou as visualizações na plataforma, que é a mais usada para ouvir música no Brasil e no mundo, durante o período entre 1º de setembro de 2014 e 4 de janeiro de 2018. Há aparições mais óbvias do que outras, como a do instrumentista e compositor Sérgio Mendes, radicado nos EUA desde os anos 1960 e responsável por emplacar pela primeira vez uma música totalmente em português nas paradas americanas com "Mas que Nada". 

É naquele país que se concentra 15,77% do público do músico; o Brasil fica em terceiro lugar, com 9,22% das visualizações de suas faixas. Há também a presença de artistas como João Gilberto, que exportou a bossa nova, Sepultura, que estourou nos EUA, e até mesmo o grupo paulistano Cansei de Ser Sexy (conhecido também pela sigla CSS), que tem repertório bilíngue.

Roberto Carlos, por exemplo, tenha mais plays no exterior, sendo 20% deles no México. O cantor há décadas se empenha em gravações em diversos idiomas tendo quase sempre foco no público latino e ibero-americano. Em 2014, ele liderou as paradas de 11 países latino-americanos com a versão em espanhol de "Esse Cara Sou Eu", sua faixa mais destacada no período do levantamento.

Outros ainda surfam a ressonância de seus maiores hits, como é o caso de Michel Teló com "Ai Se Eu Te Pego", que se tornou global em 2012. A lista traz também a representatividade de Daniela Mercury na Índia e a de Axé Bahia no Peru, com o hit carnavalesco "Beijo na Boca" traduzido para o espanhol. Depois do feito, a banda baiana passou a excursionar por países latinos e a se comunicar em espanhol com os fãs.

Um dos casos mais excêntricos é o da cantora Margareth Menezes, que possui 23,2% das visualizações de suas faixas provenientes da... Romênia. "Bom saber, quem sabe a gente não faz um show por lá", diz a cantora à Folha. Com o álbum nomeado pela faixa "Elegibô (Uma História de Ifá)", Menezes atingiu o primeiro lugar da parada de World Music da "Billboard", na qual permaneceu por 31 semanas nos anos 1990. A cantora explica que sua carreira internacional deslanchou na mesma época com o convite para abrir a turnê do músico britânico David Byrne, realizando mais de 70 shows ao redor do globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp