Entretenimento

Jovem moradora de Periperi cria própria marca de roupa conta história de empreendedorismo e resistência

Divulgação
A marca A Preta Chefe veio para incentivar mulheres negras a estarem em posições de chefia no mercado de trabalho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/02/2018, às 15h55   Yasmim Barreto



Percebendo e sentindo na própria pele as restrições que mulheres negras sofrem, Andreza Rodrigues idealizou e criou a marca A Preta Chefe, no início do ano de 2017, com intuito de empoderar e mostrar a essas mulheres que também podem ser chefes e estar em um lugar diferente na pirâmide social. 

Andreza, 21 anos, moradora de Periperi contou ao BNews que começou o negócio sozinha, apenas criando brincos e colares. Porém, a moça viu em sua atual sócia, Carolina Carvalho, 19 anos, uma potencial parceria. ‘’Carolina sempre costurou e ela faz faculdade de design de moda, eu sou autodidata e sempre tive boas ideias pra roupas, sempre fui inclinada pra moda. Vi no nosso potencial uma oportunidade pra crescer o negócio. Foi aí que apresentei minha proposta da marca pra Carolina e convidei pra dirigir o negócio comigo, ela concordou na hora e há uns cinco meses estamos juntas criando nossa moda’’.

Após a parceria, a dupla começou a criar roupas, mochilas, bolsas, pochetes e acessórios e divulgar o trabalho através de seu site 'apretachefe.com', que incentiva o consumo consciente.

Andreza nos contou que a primeira coleção está pronta e que estão produzindo o primeiro editorial. Ela revelou também que as vendas devem começar logo depois do carnaval. Além disso, as moças tem o Instagram onde divulgam o trabalho e compartilham conteúdos informativos sobre racismo. 

Ao ser questionada sobre quais são suas maiores dificuldades como mulher, negra e empreendedora, Andreza destacou a falta de representatividade e conhecimento sobre empreendedorismo como principais barreiras. ‘’Não tenho exemplos de negras empreendedoras na minha família e nem fora dela. Não somos encorajadas a sermos chefes, nem a criar.  Por um lado a família sem instrução que não nos encoraja a criar, depois vem a mídia que nunca nos coloca em situação de poder’’. 

A jovem que almeja o sucesso no mundo dos negócios ressaltou a dificuldade de mulheres negras e periféricas terem boas oportunidades na vida e afirmou que a marca 'A Preta Chefe' vem com uma proposta além da moda. ‘’Muitas de nós ambicionam apenas um bom emprego e uma casa própria. Podemos muito mais que isso, podemos criar, mandar nas nossas vidas e nos nossos negócios, podemos ser nossas próprias chefes. A Preta Chefe vai além do mundo da moda, nossa proposta é revolucionária’’. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp