Entretenimento

Comercial com Gisele Bündchen de lingerie pode sair do ar

Imagem Comercial com Gisele Bündchen de lingerie pode sair do ar
Governo considerou a campanha preconceituosa em relação às mulheres e solicitou a suspensão  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/09/2011, às 18h30   Redação Bocão News



Intitulado Hope Ensina, o comercial de lingerie estrelado pela modelo Gisele Bundchen poderá ser retirado do ar. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, considerou a campanha preconceituosa em relação às mulheres e solicitou ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) que suspenda a propaganda.

Segundo nota divulgada pela SPM, "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal”.
O comercial mostra a topmodel contando ao marido que bateu o carro e estourou o limite do cartão de crédito. Na primeira versão, a modelo está vestida e, na segunda, usa apenas calcinha e sutiã. De acordo com a SPM, várias mulheres ligaram para a ouvidoria para reclamar sobre o comercial.

Em nota, a Hope afirmou que o comercial tem o objetivo de mostrar que a sensualidade natural da mulher brasileira é sua maior arma no momento de comunicar uma má notícia. Segundo a empresa, esse tipo de situação pode acontecer na vida de qualquer homem ou mulher
Veja a nota da Hope na íntegra:
Nota à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Em relação às denúncias recebidas por essa Secretaria por conta da campanha publicitária “HOPE ensina”, a HOPE, empresa com 45 anos de história e que sempre primou pela excelente relação com as suas consumidoras, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que utilizando uma lingerie HOPE seu poder de convencimento será ainda maior.
Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher.
Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente. Gisele está ali para evidenciar que todas as situações apresentadas na campanha são brincadeiras, piadas do dia-a-dia, e em hipótese alguma devem ser tomadas como depreciativas da figura feminina. Seria absurdo se nós, que vivemos da preferência das mulheres, tomássemos qualquer atitude que desvalorizasse nosso público consumidor.
Atenciosamente,
Sandra Chayo, diretora

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp