Entretenimento

Cruzeiro da Hinode com show de Safadão tem surto de sarampo

Reprodução / Instagram
Os sintomas foram identificados em 16 tripulantes, que foram isolados durante a viagem   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 20/02/2019, às 11h49   Redação BNews



A Secretaria de Saúde de Santos, no litoral paulista, suspeitou de um surto de rubéola em um cruzeiro da Hinode onde ocorreu um show do cantor Wesley Safadão. De acordo com o órgão, 16 tripulantes foram diagnosticados com suspeita da doença, mas conforme o Ministério da Saúde, os exames descartaram a possibilidade de ser rubéola, doença inicialmente cogitada, e confirmaram que os casos são de sarampo.

Do total, 13 casos foram detectados ainda no porto da cidade, na sexta-feira (15), e os tripulantes foram isolados dentro da embarcação. O navio seguiu normalmente para Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O cruzeiro havia saído do porto de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, para o Porto de Santos, em São Paulo.  

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no trajeto de Santos para Balneário Camboriú, houve a notificação de mais dois tripulantes. Chegando no litoral catarinense, uma equipe da Anvisa, juntamente com a Cievs-SC (Secretaria de Saúde de Santa Catarina), entrou no navio e detectou mais um caso de paciente com sintomas da doença entre os tripulantes.

Diante da constatação, a recomendação é de que todos os passageiros do navio sejam vacinados contra a doença. O navio deve retornar para Santos amanhã, onde a imunização será realizada. O sarampo é uma doença extremamente contagiosa.

Entre o grupo de tripulantes em quarentena estão três brasileiros. Há também trabalhadores da Índia, África do Sul e Madagascar. A identificação dos casos no transatlântico não deve alterar a análise feita pela Organização Mundial da Saúde sobre a condição brasileira em relação ao sarampo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp