Entretenimento

Ivete Sangalo comanda o espetáculo em especial de Natal da Globo

Imagem Ivete Sangalo comanda o espetáculo em especial de Natal da Globo
Gil ficou boquiaberto e Caetano Veloso não se conteve: “Eu tenho uma reverência enorme por essa mulher”   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/12/2011, às 15h02   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Trinta anos separando duas gerações de artistas baianos consagrados, mas o talento e versatilidade tratou de unir Caetano Veloso e Gilberto Gil, que completarão 70 anos em 2012, a Ivete Sangalo, prestes a virar quarentona. Os artistas gravaram um especial de Natal exibido na noite desta sexta-feira (23) pela Rede Globo. Juntos, eles interpretaram um repertório que enaltece a figura do homem como poeta e da mulher como musa inspiradora. Além canções próprias de Caetano e Gil, o trio mostrou composições de Chico Buarque e Herbert Vianna, entre outros, todas interligadas por temas como amor, conquista, paixão e separação.


Rafael Dragaud, diretor e roteirista do especial da Globo “Ivete, Gil e Caetano”, junto com Roberto Talma, afirmou: “Tentamos reunir o melhor da música brasileira na televisão. E tem uma coisa da Ivete que acaba predominando. Além de inteligente, ela é muito bem-humorada e levou esse clima para o especial”. Segundo ele, a ideia de reunir Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso foi de Talma. “Começamos conversando sobre qual seria o conceito para juntarmos estes três artistas: Gil e Caetano são compositores geniais, e Ivete é uma das maiores cantoras do país”, afirmou Talma.


Entre os momentos de destaque do programa estão Ivete e Gil interpretando “Toda Menina Baiana” e “A Novidade”, e Caetano, com “Você é Linda”. Ao apresentar “A Linha e o Linho”, Gil revelou que compôs a música em Paris enquanto observava sua mulher, Flora, dormir. Ivete não se limitou cantar. A artista se arriscou na percussão acompanhando Caetano e Gil em “Tigresa”. Ao cantar “Atrás da Porta”, Ivete afirmou: “A gente não podia fazer um programa desses sem citar Chico Buarque. Essa música é linda”. Caetano completou: “Em matéria de externalizar mulheres, o Chico faz isso muito bem”.


Canções como “O Meu Amor”, “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, “Dom de Iludir”, “Super-Homem (A Canção)”, “Drão” e “Olhos nos Olhos” também estiveram no repertório do espetáculo. Entre uma canção e outra, os artistas revelaram curiosidades sobre as composições. “São flashes de acontecimentos nos bastidores dos ensaios. É como se fosse um documentário. Enquanto eles ensaiavam e procuravam o tom das músicas, Talma e eu provocávamos conversas que tivessem a ver com os temas das canções”, explica Dragaud.


Neste novo trabalho – há quem diga que vai virar um DVD, Caetano Veloso e Gilberto Gil mostraram porque são ícones da música brasileira. Ivete, por sua vez, só consolidou a ideia de que apesar de ser uma cantora de axé, de trio-elétrico, tem a versatilidade para mostrar, quando necessário, sua competência para passear em outras vertentes da música. Seja interpretando o pagode de Márcio Victor, da banda Psirico, ou cantando “Tigresa”, de Caetano, Ivete tira de letra. Tanto é que recebeu merecido elogio: “Eu tenho uma reverência enorme por essa mulher porque ela cresceu artisticamente dentro da tradição que mais me emociona nesse mundo que é a tradição da música de carnaval de Salvador”.


Eis que depois do especial “Ivete, Gil e Caetano”, surgem novas – outras? - comparações com a cantora Claudia Leitte. Nas redes sociais, pipocavam comentários sobre as duas. Ivete e o especial foram assuntos mais comentados no Twitter. Mas principal comentário era o de que Ivete não precisou exibir pernas e seios fartos para chamar atenção na atração, como Claudinha faz em diversas oportunidades. A ocasião não permitia. Se permitisse, Ivete, ousada, talvez o fizesse. Mas ela realmente chamou atenção pela bela voz e pelo comportamento profissional diante de dois grandes nomes da música. Enfim, o que se viu no especial foi a parceria de três grandes profissionais da música, interpretando e se divertindo, sempre com muito respeito. E, para não variar, quem comandou o espetáculo mais uma vez foi a espontânea Ivete Sangalo. Confira o especial no vídeo abaixo:




Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp