Entretenimento

"É uma ignorância absurda", diz Caetano sobre matéria de revista de música que desconhece o instrumento prato-na-faca

Reprodução/vídeo
Rolling Stone escreveu que uso do instrumento por Moreno Veloso foi falta de opção durante pandemia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/vídeo

Publicado em 11/08/2020, às 19h37   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor Caetano Veloso não gostou nada do que escreveu a revista Rolling Stone sobre um dos instrumentos mais tradicionais do Recôncavo Baiano: o prato-na-faca. Em matéria publicada após a live de aniversário do santamarense, na última sexta-feira (7), a revista disse que o prato foi utilizado por Moreno Veloso, filho do artista, por "falta de instrumentos".

Ao comentar a reportagem, Caetano aproveitou para dar uma verdadeira aula sobre a tradição da música nordestina e brasileira, além de ter afirmado que o erro não passou de "uma maluquice e ignorância inacreditáveis".

"Prato e faca no samba de roda na Bahia é um instrumento tradicional. Mas, não é só na Bahia. Tem João da Baiana. Aqui no Rio ainda tem gente que toca em área de samba. Se você falar com qualquer pessoa do mundo do samba e que sabe das coisas, prato e faca é comum. Agora, uma revista de música pensar que prato e faca foi inventado na hora, porque Moreno não tinha instrumento, isso é uma maluquice. É uma ignorância inacreditável", disse o cantor.

Caetano Veloso também relembrou que a mãe, Dona Canô também tinha a tradição de tocar prato. "Edith do Prato, de Santo Amaro, que gravou comigo Araçá Azul, fez excursão no Brasil inteiro nos anos 70. É conhecida como Edith do Prato porque tocava prato. Minha mãe tocava prato. No filme que tem sobre Bethânia [Fevereiros], aparece minha mãe tocando prato em um samba de roda na Bahia, gravado no início dos anos 70", contou.

Além de Caetano Veloso, outros artistas, como a sambista Teresa Cristiana e o percussionista Marcelo Costa, também expressaram indignação com o erro cometido pela revista. No Twitter muitos usuários também demonstraram desconhecer o instrumento, que teve a primeira aparição registrada há 156 anos. Ou seja: de novo e, pior, de improviso o prato-na-faca não tem nada.

Veja o vídeo:

@morenoveloso aparece em algumas canções tocando prato e faca, instrumentos muito importantes e tradicionais no samba e na cultura popular. A @Rollingstonebrasil citou esse momento como cômico e inusitado, mas o fato é que de inusitado não tem nada. O prato e a faca, em uma roda de samba, são uma forte representação da nossa cultura. Qualquer profissional que se propõe a falar sobre música deveria ter o aprofundamento necessário para tratar de nossa cultura com mais cuidado e respeito. Se vocês não viram ou querem assistir novamente a live estará disponível até dia 07/09 no @globoplay para não assinantes! (Link nos stories) #CaetanoVeloso #CaetanoNoGloboplay

Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp