Entretenimento

Rio de Janeiro inclui Carnaval em julho no calendário oficial do estado

Tomaz Silva / Agência Brasil
O Carnaval fora de época foi intitulado de 'CarnaRio' e deverá ser realizado anualmente no mês   |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva / Agência Brasil

Publicado em 14/01/2021, às 09h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Por causa da pandemia de coronavírus, o tradicional Carnaval em fevereiro foi cancelado no Brasil. Com isso, começou a surgir a possibilidade, e vontade de muitos, de que a festa seja realizada no mês de julho, o que ainda não chegou a ser confirmado por nenhuma cidade no país.

No entanto, o Rio de Janeiro aproveitou e criou de forma definitiva o CarnaRio, carnaval fora de época, que deverá ser realizado anualmente em julho. Ou seja, o estado passa a ter dois períodos carnavalescos no ano, o que foi incluído oficialmente no calendário festivo. O CarnaRio acontecerá sempre na segunda quinzena de julho. A justificativa do projeto é estimular o turismo no período de férias escolares e acadêmicas.

O projeto do CarnaRio é do deputado Dionísio Lins (PP), aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e sancionado pelo governador interino Cláudio Castro (PSC). A novidade já está no Diário Oficial do governo do Estado, publicado nesta terça-feira (12), que determinou a inclusão do evento no calendário oficial fluminense.

De acordo com o texto, a organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura. "A segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas. Outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados em nosso país possuem seus carnavais fora de época como atração turística", justificou o autor.

Ainda sem confirmação, em 2020, a previsão é que a festa aconteça entre os dias 9 e 17 de julho, período em que deverão ser realizados os desfiles das escolas de samba. Entre os dias cotados, está incluído também o "sábado das campeãs", desfile também tradicional no Carnaval carioca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp