Entretenimento

Latino é denunciado por intolerância religiosa após fala sobre morte de macaca

Reprodução/Instagram
Na entrevista, realizada em 14 de abril, o artista culpou adeptos de religiões de matriz africana pela morte de Ana Paula, sua macaca de estimação  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 21/04/2021, às 20h19   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Cidadania do Rio apresentou uma notícia-crime contra Latino, 48, por intolerância religiosa. A denúncia foi feita à Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) por causa de um comentário feito pelo cantor durante participação em um podcast.

O caso já está sendo investigado pela polícia. Procurado pelo F5 por meio de sua assessoria de imprensa, o cantor não se manifestou até a última atualização deste texto.

Na entrevista, realizada em 14 de abril, o artista culpou adeptos de religiões de matriz africana pela morte de Ana Paula, sua macaca de estimação. "Nessa parada de centro espírita, nesse bagulho de macumba, os caras fazem trabalhos pesados para infernizar a vida do outro", afirmou. "E aí fizeram um trabalho, sei lá, de ebó… Sei lá que p* que chama essa m* de macumbaria."

De acordo com o Átila Nunes, secretário municipal de Cidadania do Rio de Janeiro, a declaração viola a liberdade religiosa. Para ele, a fala do artista estimula o preconceito às religiões de matriz africana ao associar morte de macaco à rituais de centros espíritas.

"É lamentável que uma pessoa pública use o seu espaço na mídia para propagar uma mensagem preconceituosa e que contribui para alimentar a intolerância contra as religiões de matriz africana", reclamou Nunes em nota. "Não podemos ignorar o que aconteceu ou normalizar uma ofensa à crença do próximo."

Vale lembrar que intolerância religiosa é crime. De acordo com o artigo 208 do Código Penal, quem comete essa infração quem pode ser condenado a pagar multa ou mesmo receber pena de prisão de um mês a um ano.

Ana Paula foi a segunda macaca de estimação de Latino. Ela foi um presente de uma amiga ao cantor depois da morte de Twelves, seu antigo macaco de estimação, em março de 2018.

Twelves foi atropelado e Latino demonstrou grande amor pelo animal e tristeza com a perda nas redes sociais. O artista recebeu o apoio dos fãs e uma empresa decidiu homenagear o artista, com um diamante feito das cinzas do Twelves.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp