Entretenimento

Compositor brasileiro acusa Adele de plagiar hit imortalizado por Martinho da Vila

Reprodução
Compositor mineiro alega que "Mulheres", consagrada por Martinho da Vila, foi plagiada na faixa "Million Years Ago"   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/09/2021, às 17h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O músico mineiro, radicado no Rio de Janeiro, Toninho Geraes, compositor requisitado no mundo do samba e do pagode, está colhendo provas para mover ação por plágio contra a estrela britânica Adele. Segundo a Veja, a canção copiada seria "Mulheres", consagrada na voz de Martinho da Vila. O processo deve chegar à Justiça britânica daqui a um mês.

Geraes afirma que a canção foi plagiada por Adele na faixa Million Years Ago, do álbum 25, lançado em 2015. “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, revelou o compositor à Veja.

Leia também:

Adele é a artista que mais vendeu discos no mundo em 2015

Nasce o primeiro filho da cantora Adele

Adele mostra o dedo do meio em entrega de prêmio

Duas notificações extrajudiciais foram enviadas em maio a Adele, a Greg Kurstin (coautor da canção e seu produtor), à gravadora XL Recordings/Beggars Group e ao grupo Sony Music. No documento, os advogados de Geraes garantem que, além da linha melódica, a artista e seu parceiro “se apropriaram das primeiras notas de introdução” e as reproduziram no início, refrão e final de Million Years Ago.

Entre trechos idênticos, substancialmente semelhantes e “imitativos”, as notificações contabilizam 88 compassos com indícios de cópia, somando três minutos e dois segundos, o que equivale a 87% da canção.

Segundo o colunista Léo Dias, em 1970 um caso de plágio levou Rod Stewart e Jorge Ben Jor aos tribunais e se tornou o mais emblemático envolvendo um brasileiro. Stewart admitiu ter se apropriado de um refrão de Benjor, mas os dois entraram em acordo e o brasileiro exigiu que os direitos autorais da canção copiada fossem doados por Stewart.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp