Entretenimento

Polêmica em torno do Prêmio Jabuti

Imagem Polêmica em torno do Prêmio Jabuti
Corrente quer que Chico devolva prêmio conquistado   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/11/2010, às 10h50   Redação do Bocão News e Folha de São Paulo




De acordo com a coluna da jornalista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, o cantor, compositor e escritor Chico Buarque não pretende devolver o Prêmio Jabuti, que  recebeu no começo do mês com o livro Leite Derramado (Companhia das Letras).
Nesta semana, veio à tona uma manifestação, por meio de abaixo-assinado na internet, pedindo que Chico Buarque abra mão do prêmio que teria recebido indevidamente. De acordo com a assessoria do cantor, Chico está em Paris, não tem nada a ver com essa polêmica."Ele escreve e compõe, não cria prêmios nem as regras que os orientam", complementa sua assessoria.

A polêmica começou quando Chico Buarque, segundo colocado na categoria romance do Jabuti, faturou depois o principal troféu do prêmio, no dia último dia 4. O primeiro colocado entre os romances “Se eu fechar os olhos” (Record), livro de estréia do jornalista Edney Silvestre.

O abaixo-assinado também afirma tratar-se de "uma lógica ou malandra ou 'asinina'. Burros, eles não são. Então se trata mesmo de malandragem.

Por outro lado surgiu também uma corrente em defesa do escritor. Em petição on-line defendem que o cantor fique com o prêmio ao qual teria recebido por mérito e dentro das regras:  "Fique com seu Jabuti, Chico, porque você venceu dentro das regras", argumenta o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp