Entretenimento

Esquadrilha da Fumaça em Salvador

Roberto Viana
Evento impressionou baianos e turista na tarde deste domingo. Veja fotos  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 11/11/2012, às 17h35   Tony Silva "Twitter: tony_silva



Em comemoração aos 70 Anos da Base Aérea de Salvador, neste domingo (11), a Esquadrilha da Fumaça faz apresentação no Farol da Barra. Adultos, crianças, baianos e turistas se concentram na orla para acompanhar as manobras radicais no céu da capital baiana.

A  Esquadrilha da Fumaça que existe há 60 anos deixou não só as mais de 20 mil pessoas que estiveram no Farol emocionadas, mas também parentes dos pilotos que assistiram o show de acrobacias. "É uma emoção muito grande ver meu filho ai no céu. Sempre foi o sonho dele ingressar na Força Aérea Brasileira. Apesar de acompanhar em quase todas as apresentações e ficar feliz, sempre sinto um pouco de medo e fico apreensivo, mas faz parte”, comentou Eduardo Boery,61 anos, pai do piloto baiano, Murillo Boery 32 anos, que é o número 3 da esquadrilha da fumaça.


Estiveram na apresentação autoridades militares e civis, a exemplo do comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Mauricio Carvalho Sampaio.

O coordenador da apresentação da Esquadrilha da Fumaça major Renó, disse que com o lindo dia de sol que teve hoje em Salavador, facilitou a apresentação que é planejada rigorosamente com reuniões entre o tenente coronel Esteves que comanda a Esquadrilha. O major destaca um diferencial na apresentação em Salvador, que é fazer as manobras em cima do mar, segundo ele, é onde acontece o efeito espelho, que não consegue mostrar aos pilotos a profundidade com precisão, o que seria possível em outros locais com prédios, onde proporciona a visualização da profundidade do vôo.

Sobre a relação com Salvador, onde a Esquadrilha se apresenta todos os anos, o major explicou que existe uma  afinidade com a Base Aérea soteropolitana. “A Esquadrilha da Fumaça tem 60 anos e a Base Aérea de Salvador é uma das mais antigas do Brasil, com 70 anos, isso estabelece uma relação, uma história com nosso grupo” comentou Renó.

Entre várias famílias que prestigiaram a apresentação, a moradora da Barra, Eudete Saad, 70 anos, acompanhada da filha e uma amiga, relatou a emoção e a beleza da apresentação. “Eu venho há cinco anos assistir essa apresentação, acho muito bonita, mas que dá um medo deles se chocarem dá. A Aeronáutica está de parabéns por este espetáculo bonito que nos proporcionou. Acho que o governo deveria incentivar teatros ao ar livre, exposições culturais, porque a quantidade de gente aqui hoje, prova que o povo está carente de opções culturais. Quando eu vejo eles no céu fazendo essas manobras, da vontade de chorar” comentou Eudete.


Veja galeria de fotos no site

Foto: Roberto Viana // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp