Entretenimento

MPB Petrobras completa 15 anos

Imagem MPB Petrobras completa 15 anos
O projeto promoveu a democratização da cultura e a formação de plateia para artistas locais e nacionais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 19/12/2012, às 12h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Projeto MPB Petrobras completou 15 anos em 2012 oferecendo música brasileira de boa qualidade como a atração principal. Presente em dez capitais do país, com preços populares e espaço aberto para a cena local no show de abertura, o projeto promoveu, entre os meses de abril e novembro deste ano, a democratização da cultura e a formação de plateia para artistas locais e nacionais.

São 15 anos de Samba, de Rock, de MPB, de POP, de Jazz, de Reggae, com shows prestigiados por mais de 600.000 pessoas. De acordo com o gerente de Comunicação Institucional da Petrobras no Nordeste, Darcles Andrade, “a diversidade de shows do MPB Petrobras contribui para mostrar tendências da música produzida atualmente no Brasil, criando um mosaico de sons variados e singulares”.

Com o patrocínio exclusivo da Petrobras e realização da Caderno 2 Produções, o projeto dialoga com as mais diversas sonoridades e as mais diversas culturas, e lota os teatros em todas as cidades por onde passa. Este ano, no total foram realizados 33 shows divididos em sete cidades: Salvador, Maceió, Fortaleza, São Luís, Natal, Aracaju e Recife.

A edição de aniversário contou com estrelas como Jussara Silveira, Leila Pinheiro, Ivan Lins Chico César, Rosa Passos, Luiz Melodia, Vander Lee e A Cor do Som. De acordo com os organizadores, um público estimado até o momento em 38 mil pessoas prestigiou os espetáculos.

Além das propostas de formação de platéia e democratização da cultura, o MPB Petrobras cumpre ainda um papel social: o valor arrecadado nas bilheterias é doado para instituições. Só este ano, foram 29 instituições beneficiadas – com uma doação total de mais de R$370 mil - nos sete municípios. Em Salvador (BA), entre as instituições beneficiadas estão Lar Frei Lucas de Moraes, Associação Pequenos e Minis Produtores Rurais, Creche Jesus Amparado, Casa da Misericórdia e Sociedade de São Vicente de Paulo.

Em Recife (PE), Lar de Clara, Projeto Casa da Criança, Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer e Lar Batista Elizabeth Mein – LARBEM. Na capital sergipana, as instituições beneficiadas foram o Instituto Casa Operária e o GAAC - Grupo Apoio Criança Câncer. Em Alagoas, foram a Associação Cidade dos Anjos, o Instituto Cidadão Lagoa Mundaú e a Associação Pilarense para Proteção do Pequeno Cidadão.

No Ceará, a Instituição Toca de Assis e a Colônia dos Pescadores. Maranhão, a Associação Beneficente Profissionais Autônomos e o Centro Comunitário F. Cidadão. No Rio Grande do Norte, foram a Casa do Bem, o Hospital Varela Santiago e a Casa do Menor Trabalhador, em Natal, e Associação de Apoio aos Portadores de Câncer, em Mossoró.

Desde 1997, o projeto estimula a difusão da MPB por meio de shows com artistas nacionais a preços populares. Considerado uma grande iniciativa na promoção da cultura brasileira, principalmente por sua amplitude geográfica e ação sociocultural, o MPB Petrobras é um espaço alternativo para grandes artistas locais e nacionais, quer estejam ou não presentes na mídia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp