Entretenimento

Prefeitura monta serviços públicos para Festa de Iemanjá

Imagem Prefeitura monta serviços públicos para Festa de Iemanjá
Cortejo marítimo, com 350 embarcações, sai às 15h30, no sábado (2)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/02/2013, às 13h16   Redacção Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador montou a estrutura necessária para a oferta de serviços aos soteropolitanos e turistas durante a tradicional festa em homenagem a Iemanjá, realizada neste sábado (2), no Rio Vermelho.

A festa acontece todos os anos, sempre na mesma data, na enseada onde devotos de Iemanjá depositam oferendas à Rainha do Mar. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), montou esquema com serviços de infraestrutura, segurança, limpeza, iluminação e saúde para receber a população.

Para organizar o trabalho dos vendedores ambulantes, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realiza a partir da meia-noite desta sexta-feira fiscalização no bairro com ação preventiva. Foram disponibilizados 200 agentes de limpeza, dois carros de apoio e oitro compactadores para coletar os resíduos durante e após a festa. Para a lavagem das ruas após o evento, foram disponibilizados nove carros pipa. Serão instalados 170 sanitários químicos na área do Rio Vermelho, sendo 57 masculinos, 112 femininos e um infantil.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou um posto médico no Largo da Mariquita, que contará com uma equipe formada por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, atendendo das 7h do sábado até o final dos festejos. Ao lado do posto, uma ambulância do Samu ficará a disposição para transferência de pacientes com casos mais graves.

A Guarda Municipal disponibilizou 40 profissionais no apoio à Semop nas atividades de fiscalização do comércio informal e manutenção da ordem pública, além de mais 16 profissionais no apoio a SMS para garantir as atividades do posto montado no Largo Mariquita, além de proteger o patrimônio público. Policiais militares, agentes do Corpo de Bombeiros e da 7ª Delegacia, no Rio Vermelho, também vão trabalhar para garantir a segurança e a tranquilidade da festa.

Programação - O cortejo marítimo, com 350 embarcações, sai às 15h30, no sábado (2), para entregar os presentes para Iemanjá em alto-mar. Desde o ano passado, trios elétricos e qualquer outro tipo de carro de som estão proibidos de desfilar durante a festa. As celebrações começam, no entanto, nesta sexta-feira (1°), às 18h, e seguem durante toda a madrugada para a entrega das oferendas, na Colônia de Pescadores Z-1.

Às 22h30, os devotos se dirigem ao Terreiro Oxóssi de Ojimirim, na Federação, que estará de portas abertas para as obrigações religiosas. Já às 3h, será oferecido um presente para Oxum, rainha das águas doces, no Dique do Tororó. A festa será aberta oficialmente às 5h, com uma alvorada de fogos e com a chegada do presente principal, oferecido pelos pescadores, que todo ano é uma surpresa. O cantor e compositor Carlinhos Brown acompanha a chegada do presente principal com percussionistas que dão um toque musical ao festejo.

História - Conhecida por ser uma das festas mais populares e uma das maiores manifestações públicas da fé do candomblé, a celebração para Iemanjá no bairro do Rio Vermelho começou no ano de 1923, quando houve uma diminuição na oferta de peixes da vila de pescadores do Rio Vermelho. Para buscar ajuda de Iemanjá, os pescadores saíram no dia 2 de fevereiro para ofertar presentes à rainha das águas. Ano após ano, os pescadores repetem essa cerimônia. Atualmente, independente de religião, as pessoas comemoram do mesmo jeito, levando flores e presentes para Iemanjá.

Transalvador modifica tráfego de veículos

Visando proporcionar conforto e segurança para pedestres e condutores durante a festa de Iemanjá 2013, a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) disciplinará o tráfego de veículos durante a realização do evento. O órgão promove as seguintes alterações no tráfego de veículos no bairro do Rio Vermelho, das 4h do dia 02 (sábado) às 6h do dia 04 (segunda-feira):

 - Fica proibida a circulação e estacionamento de veículos nas seguintes vias: Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz, Largo da Mariquita.

- Desvio do tráfego de veículos nos seguintes locais: Av. Oceânica (altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Av. Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Av. Juracy Magalhães Júnior), Rua Conselheiro Pedro Luiz (à altura do retorno para a Av. Vasco da Gama).

- Sentido duplo de tráfego nas vias: Rua Marquês de Monte Santo (no trecho compreendido entre a Rua Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Rua Odilon Santos), Rua Odilon Santos (no trecho compreendido entre a Rua Marquês de Monte Santo e a Rua Monte Conselho).

O órgão irá estabelecer barreiras fixas, a partir das 4h do dia sábado (2), nas seguintes vias:

Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Canavieiras;
Rua Conselheiro Pedro Luiz / Rua Vieira Lopes;
Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso;
Rua da Paciência / Travessa Prudente de Moraes;
Rua da Paciência / Rua Lídio de Mesquita;
Rua Oswaldo Cruz/Av. Juracy Magalhães Júnior;
Rua Vieira Lopes/Rua João Gomes;
Rua Vieira Lopes / Rua Ilhéus;
Av. Juracy Magalhães Júnior / Rua Vieira Lopes;
Av. Cardeal da Silva / Rua José Tabuada Vidal;
Av. Cardeal da Silva / Travessa Prudente de Moraes;
Praça Brigadeiro Faria Rocha / Rua Marquês de Monte Santo;
Rua Odilon Santos / Travessa Basílio de Magalhães.

Está proibida a circulação de trios elétricos e carros de som na festa. O acesso aos residentes e/ou domiciliados nas vias interditadas será assegurado mediante comprovação de endereço. Os veículos destinados aos serviços públicos (Operação de Trânsito, Bombeiros, Ambulâncias, Polícia, etc.), além de prioridade, terão trânsito e estacionamento livres, quando devidamente identificados e estiverem em serviço.

Os veículos não relacionados só terão acesso ao local da festa mediante autorização fornecida pelo órgão competente. O tráfego voltará à normalidade tão logo a Limpurb conclua os serviços de limpeza. O órgão de trânsito recomenda aos proprietários de veículos que utilizem, sempre que possível, o sistema de transporte público, ônibus e táxis.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp