Entretenimento

Documentário sobre Tim Lopes será exibido em Paris

Imagem Documentário sobre Tim Lopes será exibido em Paris
Jornalista foi morto por traficantes do Rio de Janeiro em 2002  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/04/2013, às 17h09   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O documentário "Histórias de Arcanjo" sobre o jornalista Tim Lopes, assassinado em 2002 aos 51 anos, por traficantes da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, será exibido publicamente pela primeira vez no próximo dia 19, na 15ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris. A obra teve o roteiro e condução assumida pelo filho do jornalista, Bruno Lopes.

Segundo o diretor do documentário, Guiherme Azevedo, a ideia foi colocar o filho de Tim para ir atrás dos fatos sobre o jornalista.  “Ele contou as histórias do ponto de vista dele, como ele sofreu pela perda do pai”, disse em entrevista para o jornal O Globo.

Segundo a publicação, Arcanjo era o nome verdadeiro de Tim, que teve passagens pelo GLOBO, “Jornal do Brasil” e “O Dia”, entre outros veículos. Quando foi capturado por bandidos da Vila Cruzeiro, Tim trabalhava para a TV Globo e apurava, com uma câmera escondida, um possível baile funk promovido pelo tráfico.”Para mim, foi importante esse processo (de fazer o filme), hoje eu me sinto mais leve. Só que, para chegar até aqui, houve momentos que fiquei muio mal”, admite Bruno.

Numa cena, por exemplo, Bruno sobe até o campo de futebol onde Tim foi morto. Já nas entrevistas com amigos, parentes e colegas de profissão, muitos se referem a Tim como “pai”. Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo e Esportes da TV Globo, afirma no filme que “a imprensa tem uma parcela de culpa na situação a que o Rio chegou: a gente ficou anestesiado. E quem desencadeou essa consciência foi o martírio do Tim”. Já um morador da Vila Cruzeiro diz que o assassinato serviu para “favorecer” a comunidade, porque os governos passaram a prestar mais atenção à favela.

Depois de Paris, “Histórias de Arcanjo” será inscrito em outros festivais, até chegar ao circuito comercial de cinema, em data ainda não decidida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp