Entretenimento

Procure Saber: artistas se unem contra biografias não autorizadas

Publicado em 05/10/2013, às 21h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor Roberto Carlos, que já tirou de circulação obras sobre sua vida, conseguiu um apoio de peso contra autores que insistem na comercialização de biografias não aoutirizadas. Os músicos Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan e Erasmo Carlos agora estão a seu lado.

Os sete cantores são fundadores do grupo Procure Saber, que, segundo a produtora Paula Lavigne, deve entrar na disputa para manter a exigência de autorização prévia para a comercialização dos livros. Lavigne é presidente da diretoria do Procure Saber e porta-voz do grupo. As assessorias de Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil confirmaram seu posicionamento à Folha. Os outros músicos não foram encontrados pela reportagem.

Do outro lado da discussão, está a Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros). A entidade move no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando os dois artigos do Código Civil que impedem a publicação sem a anuência prévia dos biografados ou de seus herdeiros. Para a Anel, as normas atuais violam a liberdade de expressão e o direito à informação.

*As informações são do Folha de São Paulo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp