Entretenimento

80 anos de Gilberto Gil: Relembre os momentos mais marcantes da carreira do artista

Eduardo Anizelli/ Folhapress
O músico irá comemorar com uma turnê especial em família  |   Bnews - Divulgação Eduardo Anizelli/ Folhapress

Publicado em 26/06/2022, às 10h49   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A família Gil está em festa neste domingo (26), pois Gilberto Gil completa 80 anos. Dono de quase 800 canções registradas, o artista já colecionou diversos momentos importantes durante sua carreira e para comemorar mais um ano de vida, ele irá festejar no palco, abrindo a turnê familiar “Nós, a Gente”, na Alemanha.

Sem medo de dizer o que pensa, Gil possui uma trajetória contemplada com a música, a política e a militância negra e ambientalista. Além do tropicalismo, o exílio em Londres, cargo na Academia Brasileira de Letras e no Ministério da Cultura do Brasil. Relembre:

Tropicália

Com um gênero fluído entre o baião de Gonzaga e o reggae de Bob Marley, Gil sempre transitou com liberdade pelo universo pop, sendo um dos arquitetos da Tropicália, juntamente com Caetano Veloso, movimento pop que modificou a música brasileira entre 1967 e 1968.

gil

Exílio em Londres

Em dezembro de 1968, Gil e Caetano foram presos, devido ao Ato Institucional nº 5, durante a ditadura militar, que cerceou a liberdade artística e dos cidadãos. Solto em fevereiro de 1969, o cantor chegou a ficar em regime de confinamento até julho, sendo exilado do país, mudando-se para Londres.

Ministério da Cultura

Admirador do ex-presidente Lula, o baiano chegou a assumir o cargo de Ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008, cuidando do setor cultural do Brasil e se dividindo entre a carreira política e a musical. A política adotada na sua gestão baseou-se na Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural, da UNESCO.

gil
Foto: Jamil Bittar/Reuters

Academia Brasileira de Letras

Um dos feitos mais recentes do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, foi a posse como novo ocupante da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em abril deste ano, sucedendo ao jornalista e advogado Murilo Melo Filho. Em seu discurso de posse, Gil lembrou que é o primeiro representante da Música Popular Brasileira a integrar a academia.

gil
Foto: MAURO PIMENTEL/AFP

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp