Entretenimento

Morre o escritor Moacyr Scliar

Imagem Morre o escritor Moacyr Scliar
Aos 73 anos, ele deixa mais de 70 obras escritas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/02/2011, às 15h11   Redação Bocão News



A literatura brasileira amanheceu um pouco mais triste neste domingo (27). Morreu no começo da madrugada em Porto Alegre, o escritor gaúcho e membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar.


Aos 73 anos, Scliar morreu vítima de falência múltipla de órgãos. No dia 11 de janeiro o escritor foi submetido a uma cirurgia de extração de tumores no intestino, enquanto se recuperava da operação, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico no dia 16 de janeiro e foi encaminhado o para a UTI do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde morreu por volta de 1h deste domingo.

Formado em medicina, o escritor tinha especialidade em saúde pública  e também era professor universitário. Com mais de setenta livros publicados, Scliar foi eleito em 2003 para ocupar a cadeira de número 31 da Academia Brasileira de Letras.

 Moacyr foi por três vezes vencedor do prêmio Jabuti, em 1988, 1993 e 2009, também recebeu prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1989 e o Casa de las Americas em 1989. Entre suas obras mais importantes estão O Ciclo das Águas, A Estranha Nação de Rafael Mendes, O Exército de um Homem Só e O Centauro no Jardim.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp