Entretenimento

Enfim, Ivete lança uma música de - e do - Carnaval

Imagem Enfim, Ivete lança uma música de - e do - Carnaval
Bnews - Divulgação

Publicado em 26/12/2018, às 14h37   Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Ivete Sangalo completou 25 anos de carreira, mas quem ganhou o presente foi o público. Aliás, o Carnaval de Salvador. Sim, o maior beneficiado com o aniversário de carreira de Ivete, que comemorou com gravação de um DVD em São Paulo, foi o Carnaval. Isso porque "Teleguiado", composição de Ivete, Magno Sant’Anna, Gigi e Dan Kambaiah é uma música de Carnaval, que vai botar o folião para pular e tem tudo para levar a cantora novamente a ser consagrada na folia de momo.

Ivete passeia pela imensidão musical que nossa cultura oferece. Grava com Gil, Caetano, Bethânia; homenageira Cartola, Tim Maia, Alceu Valença, Dominguinhos, Gonzagão. Transita entre o pop e a MPB com a maestria de quem tem tanta certeza de suas origens e de seu futuro - o movimento axé music - que não teme vacilar entre um ou outro gênero musical no decorrer da carreira. É dona de si, de seu canto, de sua música. Mas há algum tempo decepciona fãs e admiradores que sentem saudades da Ivete "pauleira". Daquela Ivete raiz, daquela Ivete de "Festa", "Empurra, empurra", "Sorte Grande", "Abalou", "Berimbau Metalizado" e "Na Base do Beijo".

Desses hits de Carnaval até o momento atual vieram músicas como "Dançando", "Acelera Aê" e "No Groove", que jamais alçaram Ivete a grande destaque da folia de Momo. Mesmo com sua projeção na mídia, Ivete foi desbancada pelos colegas, em especial do pagode, que por um tempo dominaram os prêmios de melhor música do Carnaval. No entanto, dez anos após "Cadê Dalila?", que foi a música do Carnaval em 2009, a juazeirense resolveu colocar fim no hiato que a separava da denominação de grande cantora para grande cantora de axé music. Sim, pois a música "Teleguiado", cujo clipe foi lançado apenas um dia após a gravação do DVD em São Paulo, tem tudo pra trazer à baila a cantora de Carnaval de antes com a maturidade e completude da Ivete dos dias atuais. 

Certa vez Caetano Veloso disse o seguinte sobre Ivete: "ela representa a tradição que mais me emociona nesse mundo que é a tradição da música de Carnaval de rua da cidade do Salvador". Há algum tempo a mãe de Marcelo, Marina e Helena não honrava essa caracterísica exaltada por Caetano, talvez por falta de uma música que fosse "a música", talvez por preferência, por sentir que era momento de experimentar outras vertentes na carreira. Agora Ivete acertou em cheio. No panorama atual não há música que traga de forma mais contundente para o Carnaval o clima que ele precisa. 

É pouco provável que alguém consiga desbancar Ivete no Carnaval de 2019. Além de a música ser muito boa, a artista retorna após um ano fora da folia devido à gravidez e nascimento das gêmeas Marina e Helena. A expectativa em torno da volta de Ivete é enorme, e parece que a artista vai corresponder à altura. Mas caso surja uma outra música mais forte, talvez um pagode com refrão pegajoso e bem dançante, pode ser que Ivete não leve prêmios, que sua música não seja eleita a melhor do Carnaval. Mas certamente seu retorno à maior festa popular de rua do planeta será trifunal e sua contribuição para a reoxigenação do Carnaval e do movimento cultural conhecido como axé music estará feita a contento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp