Entretenimento

Acusado de preconceito contra o Nordeste, escritor chama críticos de babacas

Imagem Acusado de preconceito contra o Nordeste, escritor chama críticos de babacas
Peninha disse que, para discutir com ele, tem que ter lido pelo menos 40 livros sobre o Nordeste  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/06/2014, às 14h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Após participação polêmica no programa Extraordinários, no Sportv, na quinta-feira da semana passada (dia 19), o escritor e historiador Eduardo Bueno, o Peninha, respondeu nesta terça-feira (24) as acusações de ser preconceituoso com o Nordeste chamando seus críticos de “babacas”.

A revolta contra Peninha aconteceu depois de sua abordagem sobre a presença holandesa no Nordeste no século 17. “A Holanda juntou o útil de ocupar a área açucareira do Brasil, porque todo o açúcar era refinado na área rica do Brasil, aquela bosta lá do Nordeste”. Após diversos protestos nas redes sociais, o escritor xingou e chamou seus críticos de babacas.

“Eu tenho que falar um tema sério, sério de verdade. Não é brincadeira, é um pronunciamento. O negócio é o seguinte: eu quero declarar guerra! Guerra a nordestino babaca! Está cheio de nordestino babaca e eu conjuro e chamo todos os nordestinos verdadeiros que amam o Nordeste como eu. Eu conjuro e chamo aqui nesta sala Pierre Verger, que não era nordestino, era francês, mas sabia tudo de lá. Eu chamo Carybé, aquele homem maravilhoso que eu conheci, Antonio Risério, Leonardo Dantas, Xico Sá, Torquato Neto, que a gente cantou aqui”, disse.

“Pra encher meu saco no Twitter, ficar de piu, piu, piu, pra encher meu saco em rede social. Pra entrar em protesto contra mim tem que ter lido pelo menos quarenta livros sobre o Nordeste. Tem que ter lido Rui Facó, tem que ter lido ‘Geografia da Fome’, do Josué de Castro, tem que ter lido ‘Nordeste’, do Gilberto Freyre, tem que ter lido Euclides da Cunha. Tem que ter lido!”, prosseguiu.

“O Nordeste que eu conheço. O Nordeste que eu adoro. O Nordeste que eu sei a formação geológica. Todos vocês que são babacas, f…-se as redes sociais. Se quiserem fazer protesto contra mim, façam. É o seguinte: chega dessa ditadura desses babacas de Twitter. Quer brigar comigo? Vem, mas leia quarenta livros e ame e venere o Nordeste como eu amo e venero o Nordeste. É isso aí! Tem uma petição pública querendo me processar. Pegaram o cara errado!”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp