Entretenimento

Amor de fã: loucuras de amor que pessoas já fizeram por seus ídolos

Imagem: Acervo/ Dinaldo Silva / BNews
Diversos fãs são capazes de fazer loucuras de amor por seus ídolos  |   Bnews - Divulgação Imagem: Acervo/ Dinaldo Silva / BNews
Franciely Gomes

por Franciely Gomes

[email protected]

Publicado em 23/07/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Fazer tatuagem, viajar para o outro lado do mundo, invadir o palco e comprar um presente caríssimo são só algumas das loucuras mais comuns que alguns fãs fazem por seus ídolos. As pessoas passam a dedicar a vida para estes famosos e cultivam esse amor ao longo dos anos.

O Brasil é um dos países que lideram o número de admiradores de algum artista ou banda. Segundo uma pesquisa realizada pelo site ‘Chartmetric,’ que oferece uma análise de dados do consumo destes artistas, cerca de 12% dos seguidores da cantora Beyoncé no Instagram são brasileiros.

E não são só os artistas internacionais que dominam os fãs clubes por aqui não. Recentemente, um grupo de fãs dos ex-BBBs Amanda Meirelles e Cara de Sapato deu o que falar na web, após gastarem cerca de 40 dólares, que convertido fica R$ 191,81 na moeda atual, para exibir um vídeo do casal em um dos telões da Time Square, em Nova York, nos Estados Unidos.

Em conversa com a reportagem do BNews, Ian Almeida e Jamile Sales contaram um pouco das loucuras de amor que já fizeram para acompanhar de perto as cantoras Ludmilla eJoelma, ex-vocalista da banda Calypso.

Subiu no palco no Numanice

ian
Imagem: Acervo pessoal

Apaixonado pela Ludmilla desde que ela ainda era conhecida como MC Beyoncé, lá no início da carreira, Ian Almeida revelou que sempre se sentiu inspirado pela artista. “Vi nascer o fenômeno que ela é hoje, todos os estilos que ela passeia e domina e isso é inspirador pra mim que desde criança sonho em ser artista. Acho que de certa forma ela representa possibilidades, vinda da favela do Rio, sem nenhum privilégio conseguiu alcançar o topo do país”, contou.

Acostumado a interagir com a ídola nas redes sociais, ele recebeu o convite para cantar com ela no Numanice Salvador de 2022, mas não sabia de fato se iria conseguir subir no palco e usou um cartaz para chamar a atenção da esposa de Brunna Gonçalves.

“Quando ela me chamou na internet pra cantar com ela no Numanice de 2022, eu não tive uma confirmação oficial de que iria subir no palco, então eu decidi levar um cartaz pra tentar chamar a atenção dela, foi desafiador tentar chegar próximo do palco por que tinha muita gente na frente”, relembrou.

“Com ajuda de uma amiga e alguns empurrões eu fui chegando perto e sempre que eu levantava o cartaz as pessoas atrás me xingavam e me empurrava pra sair da frente, mas eu resisti até que ela me viu e disse que ia me chamar no meio do show. Acho que essa foi a maior loucura, mas depois desse dia todos os shows que fui dela eu tentei colar na grade e é sempre um aperto por que ela tem muitos fãs em Salvador e todos querem vê-la de perto”, completou.

Rodou o Brasil para ver Joelma

joelma
Imagem: Acervo pessoal

O amor de Jamile por Joelma começou quando ela ainda era bem novinha, com 11 anos de idade. A vice-presidente de um dos fã clubes da cantora estava de férias no interior quando acabou escutando uma canção da banda Calypso pela primeira vez e não conseguiu mais parar de ouvir, cultivando essa admiração por quase 19 anos.

“Comecei a pesquisar pelo Orkut, Google e quando eu vi já estava apaixonada, sendo tão fã que eu nem percebi, quando chegou o volume 06, o famoso ‘a lua me traiu’, já me consagrei. E aí me encantei por aquela voz doce, melódica num ritmo que estava descobrindo no auge da minha pré adolescência, com 11 anos”, confessou.

Sobre os perrengues que já enfrentou para estar pertinho da ídola e as loucuras de amor que já fez, ela disse que o apoio da família foi o principal motivador. “Passei perrengues nas estradas para ir nas cidades que ela se apresenta, principalmente em mês juninos, peguei milhares de quilômetros cortando esse Norte e Nordeste, o Centro Oeste afora, correndo risco de acidentes, violência”, disse.

“Saúde física? Quantas vezes deixei de me cuidar para correr atrás dela. Financeira... Nem se fala, abrindo dívidas incalculáveis pegando dinheiro emprestado para correr atrás dela e nisso até minha mãe me apoiando que isso para mim foi o auge de tudo”, ressaltou.

Críticas

Declarar seu amor publicamente por algum famoso é estar suscetível a críticas de pessoas que não entendem essa relação com alguém que parece tão distante. Ian e Jamile já passaram por algumas situações desagradáveis, mas sempre seguiram firmes em seus propósitos.

“Eu acho que lidei até que bem [no Numanice], não me intimidei, enquanto me xingavam eu fazia cara feia de volta, estava no meu momento e não ia deixar ninguém me impedir de realizar meu sonho. Mas de um modo geral, acredito que só julga mesmo quem nunca sentiu esse amor por algum artista, eles não sabem a realização que é ter a atenção de seu ídolo”, afirmou o arquiteto.

Já a vendedora ambulante afirmou que foi difícil lidar com os comentários no começo, mas conseguiu superar com o tempo. “Os primeiros anos foram difíceis, ouvi muito ‘ela nem sabe que ela existe’, ‘fanatismo é coisa que Deus não aprova’, ‘você é maluca, vai cuidar mais da sua vida’... Já ouvi tanto... Mas não tem prazer melhor do que ser feliz do meu jeito, ser reconhecida quando ela entra... Ser uma boa vice-presidente no fã clube que eu faço parte e elogiada por todos numa união que fãs que criei para manter os fãs mais próximos uns dos outros independente de fã clube”, disse. 

“Completar 19 anos de fã é olhar para trás e não me arrepender de tudo que eu fiz e que ainda faço... Faria tudo de novo zilhões de vezes, amor que lidei todos os preconceitos, todas as sós línguas de pessoas que considero mal amadas, que sobretudo quando me ver feliz, do meu jeito calam a boca quando me veem com o sorriso de orelha a orelha”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp