Entretenimento

Após polêmica, família de Faustão esclarece prioridade do apresentador na fila do transplante de rim

Reprodução/Redes sociais
Faustão foi submetido a um transplante de rim na última segunda-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 01/03/2024, às 18h03   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Fausto Silva, o Faustão, foi submetido a um transplante de rim, na última segunda-feira (26), após complicações decorrentes de uma deonça renal. Acontece que, assim como no primeiro transplante de coração, internautas questionaram se o apresentador teria "furado a fila" para realizar o segundo procedimento em menos de seis meses. 

No perfil 'Faustão do meu coração', a família do comunicador esclareceu o assunto e colocou fim nas acusações, através de um post escrito por Leon Alvim, médico especialista em nefrologia, sobre critérios estabelecidos para a priorização de pacientes que aguardam um novo órgão.

"No estado de São Paulo, a resolução SS6, de 8 de fevereiro de 2019, estabelece em seu item 5.2, que pacientes previamente receptores de transplante de um órgão sólido, caso desenvolvam falência de outro órgão, terão prioridade na lista de transplante desse último", disse o médico.

De acordo com a publicação, a prioridade não é novidade e tem sido aplicada consistentemente, como evidenciado pelos dados de 2023, em que 34 transplantes renais foram realizados em pacientes que desenvolveram insuficiência renal após transplantes de outros órgãos.

"Qualquer paciente que esteja na condição citada anteriormente terá prioridade na fila de transplante. Por exemplo, em 2023, de 1933 transplantes renais realizados em São Paulo, 34 foram transplantados em pacientes que desenvolveram insuficiência renal após um transplante de coração, fígado ou pâncreas", escreveu o especialista.

No caso de Faustão, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo ressaltou que ele estava devidamente posicionado na lista para o transplante renal, sendo o 13º paciente. São vários os critérios para a prioridade de pacientes, de acordo com a secretaria de saúde. Entre eles, a "impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal". Já os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim são: "compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador".

"Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização", afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo, ao EXTRA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp