Entretenimento

Furou fila? Faustão volta a causar polêmica por agilidade em transplante e Central revela critérios de prioridade; entenda

Reprodução / Redes Sociais
Faustão passou por um transplante de rim após agravamento da doença renal.  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 28/02/2024, às 06h38


FacebookTwitterWhatsApp

Faustão voltou a ser internado e após precisar de novo transplante, gerou especulações na web. Em agosto, o apresentador fez a cirurgia para transplante de coração e a agilidade causou polêmica na web.

O apresentador teve agravamento da doença renal e precisou passar por um novo transplante. Após ser priorizado novamente, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo esclareceu os critérios para priorização.

De acordo com o jornal Extra, um dos requisitos é a "impossibilidade total de acesso para diálise, pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal". Além disso, existem também os critérios de classificação de receptores potenciais para fins de transplante de rim: "compatibilidade HLA (genética), compatibilidade ABO (sanguínea), priorização e idade do doador".

Faustão era o 13º paciente na lista do procedimento. "Fausto Silva foi inserido na fila para transplantes no dia 6 de fevereiro e, seguindo resoluções estaduais, foi submetido ao transplante de rim na última segunda-feira, dia 26, cumprindo os critérios de priorização", revelou a Central.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp