Entretenimento

Atriz denuncia caso de xenofobia nos bastidores da TV Globo: “sou obrigada a ouvir”

Reprodução/ TV Globo
A atriz contou detalhes sobre o que ouviu nos bastidores da emissora  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Globo

Publicado em 20/06/2024, às 10h40   Cadastrado por Franciely Gomes



Ana Hikari abriu o coração e revelou que sofreu um caso de xenofobia nos bastidores da TV Globo. A atriz contou que foi chamada de “japonesa” por laguna funcionários da emissora, que sabiam seu nome e o da sua personagem na novela ‘Família É Tudo’.

“Hoje, no trabalho, fui chamada de japonesa na empresa que trabalho há sete anos, e onde todos sabem o meu nome. São 116 anos imigração japonesa, 116 anos que os primeiros japoneses chegaram no Brasil e escolheram esse país para ser seu novo lar. Tem mais de 100 anos que meus avós maternos se mudaram para o Brasil e se naturalizaram cidadãos brasileiros”, disse ela.

“Minha mãe nasceu aqui, ela é brasileira. Eu nasci aqui, sou brasileira. Ainda assim, 116 anos dos meus antepassados receberem o direito de serem cidadãos em outro país, 29 anos depois de eu nascer brasileira, ainda sou obrigada a ouvir me chamarem de japonesa”, afirmou.

A jovem ainda reforçou que as pessoas orientais merecem ser respeitadas. “Dia 18 de junho de 2024 comemoramos 116 anos de imigração japonesa. E nós, brasileiros, ainda somos vistos e tratados como estrangeiros no próprio país. Numa empresa que trabalho há sete anos ainda tem gente que me chama pela 'raça' e não pelo nome. Até podia chamar pelo nome da minha personagem, que em uma gravação todo mundo sabe e está tudo certo, mas nem isso”, explicou.

“Chamar alguém de japa é só jogar os seus preconceitos sobre o que você imagina de uma 'pessoa japonesa' em cima de alguém amarelo e ignorar que ela também pode ser de origem chinesa, coreana, taiwanesa, etc. Você está basicamente ignorando a individualidade daquele pessoa, o nome dela, a origem dela, a nacionalidade dela, jogando ela num bolinho de gente que você imagina que ela é ou deve ser”, concluiu. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp