Entretenimento

“Belém merece respeito”: Dira Paes se revolta com fala de Flávio Bolsonaro em debate e declara voto em Lula

Reprodução / Redes Sociais / TV Globo
Atriz paraense afirmou ter se sentido ofendida após candidato mencionar esgoto a céu aberto na capital durante debate da Globo; “Belém merece respeito”, declarou  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / TV Globo
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

tiago@bnews.com.br

Publicado em 24/10/2026, às 16h56



A atriz Dira Paes fez um desabafo após as declarações de Flávio Bolsonaro (PL) sobre Belém, no Pará, durante o debate presidencial da TV Globo, realizado na noite desta sexta-feira (23). Natural da capital paraense, a artista afirmou ter se sentido ofendida com a maneira como a cidade foi descrita pelo candidato e defendeu a história, a cultura e a população local.

Em um vídeo publicado nas redes sociais com a legenda “Belém merece respeito”, Dira criticou a fala do senador e afirmou que os problemas enfrentados pela capital não justificam o uso de expressões que, na avaliação dela, desrespeitam os moradores.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
“Ontem, durante o debate, eu me senti extremamente ofendida quando o candidato chamou Belém de um esgoto a céu aberto”, declarou.

A atriz ressaltou que Belém enfrenta dificuldades, como outras cidades brasileiras, mas destacou a importância histórica e cultural do município. Ela citou tradições centenárias, a gastronomia, o Círio de Nazaré e a música como parte da identidade paraense.

“Belém não precisa ser perfeita para ser grandiosa, ela precisa ser respeitada”, afirmou.

Dira Paes critica forma como candidato falou da capital paraense

No pronunciamento, Dira também defendeu que críticas aos problemas urbanos sejam acompanhadas de propostas para solucioná-los, em vez de expressões que, segundo ela, acabam atingindo toda a população.

“Quem critica deveria olhar para a sua própria cidade que nasceu, porque tem os mesmos problemas. Ao invés de criticar, deveria contribuir para solucionar com planos, projetos, e não humilhar uma cidade inteira com palavras depreciativas”, disse.

A atriz ainda reforçou que a dignidade dos moradores está acima das declarações feitas durante a disputa eleitoral.

“A dignidade de Belém e do seu povo tá muito acima de qualquer ofensa”, declarou.

O que Flávio Bolsonaro disse sobre Belém?

Durante o debate com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro abordou as condições de saneamento básico na capital paraense. O candidato relatou ter visto áreas no centro da cidade onde, segundo ele, moradores convivem com esgoto a céu aberto, lixo e mau cheiro.

Na ocasião, Flávio afirmou que pretende ajudar Belém a implementar um programa de saneamento básico caso seja eleito presidente. Ele também mencionou problemas de infraestrutura no Pará ao falar sobre a pavimentação da Rodovia Transamazônica.

A descrição feita pelo senador provocou reações entre paraenses e motivou a manifestação de Dira Paes.

Ao encerrar o vídeo, a atriz declarou abertamente sua escolha para o segundo turno da eleição presidencial, marcado para este domingo (25). “Por isso que amanhã eu vou votar 13, eu vou votar Lula”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)