Entretenimento

BNews Summer: Praia ou piscina: saiba qual banho é mais prejudicial ao cabelo e pele

Ilustrativa Pixabay
O sal e o cloro são mesmo os grandes vilões dos cabelos pós-mar e piscina? Saiba como proteger os fios na estação mais quente do ano  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa Pixabay
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 17/01/2024, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada do verão e as altas temperaturas, os banhos refrescantes na praia ou na piscina se tornam irresistíveis. No entanto, é fundamental cuidar dos fios para evitar danos como desbotamento da cor, ressecamento e opacidade. O que estraga mais o cabelo, piscina ou água do mar?

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Ambos afetam os fios, a água do mar, por exemplo, contém sal e areia que desidratam o fio, deixando-os mais ressecados e frágeis. Agora com a piscina temos alguns elementos químicos, como o cloro, que danifica e também resseca.

Mas, calma! A médica tricologista Dra. Luciana Passoni, compartilhou dicas valiosas para manter os cabelos saudáveis durante a estação mais quente do ano. As informações são da Revista Lofficiel.

Proteção Antes do Contato com a Água:


Antes de entrar na água, a Dra. Luciana recomenda a aplicação de um leave-in adequado ao tipo de cabelo, contendo proteção UV. Esses produtos sem enxágue e os protetores térmicos são aliados essenciais para preservar os fios.

Cuidados Pós-Exposição:


Após um mergulho no mar ou na piscina, lavar os cabelos com água doce é fundamental. O uso de condicionador e a aplicação de vitaminas para promover saúde e hidratação são passos essenciais para recuperar os fios.

Proteção Contra Desbotamento:


Para evitar o desbotamento, especialmente em cabelos com química, a especialista sugere um cronograma capilar, espaçando as lavagens e evitando exposição excessiva ao calor. O uso de shampoos específicos, proteção térmica e hidratação são cruciais nesses casos.

Cuidados com Cabelos Tingidos:


Cabelos coloridos, especialmente os loiros, requerem atenção extra. A Dra. Luciana recomenda o uso de shampoos próprios para cabelos com química, proteção térmica e uma rotina consistente de hidratação.

Lavagem em Casa: Água Morna ou Gelada?


Para manter a saúde capilar, a Dra. Luciana aconselha a lavagem com água morna a fria, evitando temperaturas quentes que podem interferir na produção de oleosidade.

Finalizadores com Proteção Solar:


Investir em finalizadores com proteção solar é crucial para proteger os fios do calor, seja do sol ou de ferramentas térmicas. Esses produtos oferecem praticidade e cuidado à saúde capilar.

Alongamento de Cabelo e Atividades Aquáticas:


A Dra. Luciana assegura que é possível desfrutar de banhos de mar ou piscina com alongamento de cabelo, desde que se mantenham os cuidados essenciais. Lavar os cabelos com água doce, aplicar protetor solar capilar e pentear regularmente são práticas recomendadas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp