Entretenimento

'Capacitismo', diz Marcos Mion sobre fala de Lula direcionada a pessoas com deficiência

Reprodução/Redes Sociais
Marcos Mion gravou vídeo rebatendo a fala de Lula  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 21/04/2023, às 17h37   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O apresentador Marcos Mion apareceu em sua rede social nesta sexta-feira (21), para criticar duramente uma fala recente do presidente Lula (PT). Durante reunião em Brasília, o petista afirmou que pessoas com "deficiência mental" têm "problemas de desequilíbrio de parafuso".

"A OMS (Organização Mundial de Saúde) sempre afirmou que na Humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número for verdadeiro, e você pega o brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problemas de desequilíbrio de parafuso. Pode um ahora acontecer uma desgraça", afirmou Lula durante o evento.

Mion, pai de Romero, que é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), disse que a fala do presidente reforça preconceitos e se sustenta em capacitismo, conceito que se refere à discriminação contra pessoas com deficiência.

"O termo usado, já há muitos anos" é 'deficiência intelectual' e não 'deficiência mental', como o Lula usou. A gente tem que se policiar, tem que aprender e tem que se adequar. Lula se refere a essas pessoas dizendo que elas têm problemas de desequilíbrio de parafuso. Isso é só pejorativo e também incentiva outras pessoas a continuarem usando esse termo", desabafou.

O apresentador ainda aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de difundir informações corretas sobre o tema para diversas pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp