Entretenimento

Cardiologista de Faustão surpreende ao fazer revelação sobre cirurgia de transplante de coração

Reprodução / Instagram
Faustão, 73, completa um mês com o novo coração. O transplante aconteceu no dia 27 de agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 27/09/2023, às 10h38


FacebookTwitterWhatsApp

Há exatamente um mês, Fausto Silva, aos 73 anos, foi submetido a uma cirurgia de transplante cardíaco no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após um agravamento de sua insuficiência cardíaca. A notícia tocou o público, especialmente pelo tempo relativamente curto da operação, que durou cerca de 2 horas e meia, conforme divulgado no boletim médico naquele dia, considerando-a um sucesso.

Leia também:Ex-autor da Globo vence ação milionária contra emissora; saiba detalhes

Em uma entrevista concedida à equipe da Splash, o cardiologista de Fausto, Dr. Fernando Bacal, ofereceu uma perspectiva esclarecedora sobre a duração da cirurgia. Ele explicou que o tempo divulgado pelo hospital se refere especificamente ao período em que a equipe médica realiza as ligações delicadas entre as artérias do novo coração e os tecidos do apresentador, um processo chamado de "implante". De acordo com o médico, essa fase tende a ser mais breve do que se pode supor.

No entanto, todo o processo cirúrgico envolve uma série de etapas, desde a abertura e subsequente fechamento do peito até a preparação do coração doador e a delicada sutura das artérias e tecidos do novo órgão. Considerando todas essas etapas, o procedimento pode levar aproximadamente seis horas.

Um aspecto crucial em um transplante cardíaco é o denominado "tempo de isquemia fria", que representa o período em que o coração do doador permanece sem circulação sanguínea. O Dr. Bacal enfatizou que esse tempo crítico não deve ultrapassar quatro a cinco horas, contadas a partir do momento em que o coração é retirado do doador até que comece a bater novamente no peito do receptor. Portanto, a cirurgia se torna uma corrida contra o relógio para assegurar que o órgão seja transplantado com sucesso.

Nessa jornada rumo à recuperação, Fausto Silva e seu novo coração celebram este marco de um mês, uma trajetória repleta de desafios e esperança. É evidente que o apresentador enfrentou um momento delicado com coragem e determinação, demonstrando a importância vital de um procedimento cirúrgico meticulosamente cronometrado.

Ainda, a equipe da Splash teve a oportunidade de conversar com o Dr. Fernando Bacal, que compartilhou suas observações e conhecimentos sobre o transplante cardíaco de Fausto Silva.

Dr. Fernando Bacal, cardiologista de Fausto Silva, explicou: "O tempo divulgado no hospital refere-se principalmente ao período de implantação do coração, que compreende a realização das anastomoses, ou seja, as ligações entre as artérias. É um processo delicado, mas é apenas uma parte do procedimento completo, que envolve várias etapas."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp