Entretenimento

Conheça a trajetória da jornalista Glória Maria

Divulgação / TV Globo
A jornalista Glória Maria morreu na manhã desta quinta-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Divulgação / TV Globo
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 02/02/2023, às 09h04


FacebookTwitterWhatsApp

Após longos anos, Glória Maria perdeu a batalha contra o câncer e morreu, na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. O diagnóstico da doença no pulmão foi obtido em 2019 e desde então, a jornalista foi submetida por diversos tratamentos.

Ao longo da sua trajetória no jornalismo brasileiro, Glória Maria quebrou diversas barreiras, a exemplo de ter sido a primeira repórter a fazer uma entrada ao vivo, na televisão a cores. Estreou também era da alta definição da televisão brasileira.

Um dos destaques da sua carreira foi a visita a mais de 100 países. Atualmente, comandava o Globo Repórter, ao lado da colega Sandra Annenberg.

Iniciou na Globo em 1970, quando foi levada por uma amiga para ser radioescuta na rádio da emissora no Rio de Janeiro. Na TV, estreou no ano seguinte, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Entre as coberturas de destaque, ao longo dos anos, está a posse de Jimmy Carter em Washington e, no Brasil, durante o período militar, entrevistou chefes de estado, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

Vida pessoal
Filha do do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro e se formou em colégios públicos. Cursou jornalismo na faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), enquanto trabalhava como telefonista na Embratel. 

Na vida pessoal, nunca escondeu ter tido diversos relacionamentos amorosos, mesmo que com muita discrição. Entre os nomes conhecidos, o engenheiro austríaco Hans Bernhard, o francês Eric Auguin (de 1985 a 1991), o empresário português Frederico Fragoso e o sueco Martin Stenmarck.

Adotou, em 2009, as irmãs Maria e Laura, em um orfanato de Salvador, após visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d'Água.

E entre os assuntos da vida pessoal, um dos grandes mistérios sempre foi sua idade. Há quem diga que a jornalista nasceu em 15 de agosto de 1949, e que teria 73 anos, mas nunca foi confirmado pela repórter. No ano passado, evitou mais uma vez revelar quantos anos tinha ao comemorar seu aniversário.

Durante as homenagens nas redes sociais, uma internauta comentou que somente descobririam a idade de Glória quando ela falecer. Mas a jornalista já revelou que sua idade não será revelada nem em seu obituário.

Doença

Descobriu um tumor no cérebro, em novembro de 2019, quando se submeteu a uma cirurgia, no Hospital no CopaStar, no Rio de Janeiro. Dias depois, comemorou nas redes sociais a remoção do tumor. “Sobrevivi! Hoje acredito em milagre!”, disse em uma publicação no Instagram.

No ano passado, quando enfrentou algumas complicações devido as sequelas da Covid-19, sendo necessário um internamento na ocasião, recebeu o diagnóstico de um novo câncer, dessa vez no pulmão. Iniciou o tratamento, no início deste mês, quando chegou a se internar, mas em estado estável.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp