Entretenimento

Da melancia em Ondina a andar de mototáxi: relembre 10 experiências que você só vive no Carnaval de Salvador

Arquivo/BNews
O BNews listou 10 fatos sobre a folia para você matar a saudade e relembrar dos seus momentos no Carnaval de Salvador  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 25/02/2022, às 06h15   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Basta conhecer o Carnaval de Salvador para compreender que o baiano é um povo a mais de mil. No entanto, pelo segundo ano consecutivo a cidade de luz e prazer não vai correr atrás do trio. Em razão da pandemia da covid-19, a folia baiana foi mais uma vez suspensa e o que nos resta são as boas recordações da maior festa de rua do mundo.

E cá pra nós, algumas experiências só o Carnaval de Salvador é capaz de proporcionar. Pensando nisso, o BNews listou 10 fatos sobre a folia soteropolitana para você matar a saudade e relembrar dos seus momentos na folia. Caso se identifique com pelo menos metade deles: Parabéns! Você pode ser considerado um 'folião raíz' ou caso contrário um 'folião nutela'.

1- Comer melancia de Ondina

Se você nunca ouviu a frase “Venha chupar que tá doce”, você nunca esteve no Carnaval de Salvador, ou pelo menos, nunca passou pela antiga Avenida Adhemar de Barros, atual Milton Santos, em Ondina.

Tradicionalmente estacionado há mais de 20 anos na entrada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o caminhão de seu Everaldo Ferreira dos Santos exibe fatias de melancias. Para atrair o folião cansados após pular atrás do trio, o vendedor usa um alto-falante para cantar seus bordões e fazer paródias de músicas já conhecidas.

2- Pegar mototáxi

marquezine

Quem nunca pegou um mototáxi para chegar ou ir embora dos circuitos do Carnaval e fez aquela boa e velha pechincha que atire a primeira pedra?

Vale lembrar que até Brunna Marquezine já se aventurou na garupa de uma motocicleta em meio a folia baiana. A moto foi o meio de transporte escolhido pela atriz para retornar ao hotel onde estava hospedada na capital baiana. [foto acima]

Seja na Barra, Ondina ou Campo Grande, é moto para perder de vista. Só no último Carnaval, foram cerca de 1.500 mototaxistas credenciados em seis pontos de embarque e desembarque, que funcionaram 24 horas nas proximidades dos circuitos.

3- Dá uma 'paletada' para pegar o buzu

ônibus

Se nunca montou na garupa de um mototáxi durante o carnaval de Salvador, muito provavelmente você pegou o bom e velho ‘buzu’ e já deu uma bela ‘paletada’ da entrada do bairro do Calabar até o Farol da Barra, fez o sentido inverso, ou os dois talvez.

A linha gratuita Lapa/Calabar, única autorizada a trafegar na Avenida Centenário, circula 24h por dia durante a folia.

4- Fugir de banho das Muquiranas

muquiranas

Já ter tomado um banho oriundo das pistolas de água das Muquiranas é mais uma prova de que você é um folião raiz do carnaval de Salvador.  As armas de brinquedo se tornaram marca registrada do bloco e também são alvo de muita polêmica.

5- Comprar 3 cervejas por R$ 10

cerveja

Não tem quem passe despercebido. Seja qual for o circuito da festa, você já deve ter ouvido ou visto a frase “3 é 10”, repetidamente. Piriguete ou latão, não importa. Entra ano e sai ano, a famosa promoção de cervejas não muda de preço. Pelo menos antes da pandemia, vale salientar. 
Se você se diz folião nato e nunca aproveitou ou presenciou a mega promoção, reveja os seus conceitos sobre o Carnaval de Salvador.

6 - Se perder ou dá o zigue nos amigos

Quem nunca se perdeu ou já até quis se perder [o famoso zigue], no meio da multidão, muito provavelmente, também não conhece o Carnaval da capital baiana. Há até quem diga que no final todo mundo acaba se reencontrando.

7 -  Se assustar com o grito: 'Ó o gelo'

gelo

O tradicional grito “Ó o gelo” é outro clássico e já virou figura máxima do carnaval de Salvador. Se você já viveu a experiência de ser surpreendido ao ouvir a frase enquanto anda pelos circuitos da festa, também já pode ser considerado folião raiz.

8-Acompanhar a patrulha da PM 

Seguir a patrulha da Polícia da Militar para se deslocar com mais rapidez e segurança no meio da muvuca é outra experiência carimbada da folia baiana. 

9- Colar ou correr da corda de Bell Marques

bell

Que Bell Marques é um fenômeno disso ninguém tem dúvidas, no entanto, a corda do trio puxado pelo cantor é um caso à parte. Há quem diga que é preciso ter muito pique para acompanhar a passagem do artista, e prefere correr. Por outro lado, tem quem se jogue e cole na corda no meio da multidão. Se a carapuça serviu pra em uma das duas opções, você é um bom conhecedor do carnaval de Salvador.

10- Esperar o trio passar no Morro do Gato 

morro do gato

Se você nunca esperou o trio passar no Morro do Gato, em Ondina, se disponha a viver essa experiência no próximo carnaval e depois volte aqui para pegar o seu certificado de folião raiz. O local virou marca registrada da folia e ponto de encontro da galera até porque se o artista não parar o trio no Morro do Gato, ele que vai precisar rever os conceitos sobre o carnaval de Salvador.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp