Entretenimento
por Andreza Oliveira
Publicado em 01/01/2025, às 23h06 - Atualizado às 23h36
A cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes, juntamente com Daniela Mercury, pediram respeito às religiões de matriz africana na noite desta quarta-feira (1º), durante o Pôr do Som, evento tradicional que acontece neste ano no Farol da Barra, em Salvador.
"É importante a gente buscar na história desse povo afro-brasileiro, dessa cultura, tantas perseguições, desde o tempo da escravidão. Está na hora da gente pensar melhor e se comportar melhor em relação aos direitos dos povos afro-brasileiros", disse Margareth. "A gente tem que saber como começa essa história. É muito digno que a gente respeite as religiões de matriz africana", destacou a ministra.
A Rainha do Axé e idealizadora do evento, ainda fez questão de enfatizar a importância do tema. "O axé é a força que emana de tudo que é vivo. Que a gente aprenda a se amar, porque se o candomblé sofre preconceito é porque o preto sempre sofreu preconceito, isso é uma consequência do racismo. Que a gente afirme toda a importância das religiões de matriz africana", garantiu Daniela. "Eu não seria quem sou, sem os terreiros de candomblé, sem o povo que mantém sua cultura através da sua religião. Então, eu bato cabeça", completou.
A declaração acontece dias depois a polêmica envolvendo a também cantora de Axé Claudia Leitte, que trocou a palavra ‘Iemanjá’, da música ‘Caranguejo’, por 'Yeshua' durante algumas apresentações recentes.
O Pôr do Som é um evento tradicional do dia 1º de janeiro na capital baiana, que foi idealizado pela cantora Daniela Mercury. Neste ano, a celebração aconteceu no Farol da Barra após alguns impasses com a Prefeitura de Salvador e o Festival Virada Salvador. Neste ano, o evento contou com apoio do Governo do Estado.
Classificação Indicativa: Livre
Samsung top
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso