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Neymar está de volta ao Brasil para vestir novamente a camisa do Santos, após mais de uma década de sucesso no futebol internacional. Porém, com a sua chegada, surge um dilema: o craque precisa ajustar sua frota de veículos luxuosos para se adequar às regras brasileiras de importação de carros. As informações são do portal Splash Uol.
Desde que se transferiu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, em 2023, Neymar teve acesso a uma frota de veículos exclusivos que reflete seu status internacional. Modelos de alta performance, como o Bentley Continental GT, o Aston Martin DBX, o Lamborghini Huracán e o Rolls-Royce Ghost, fazem parte do arsenal do craque. Além disso, o atacante recebeu ainda quatro unidades do Mercedes-Benz Classe G, carros robustos e luxuosos, para garantir sua mobilidade durante sua estadia na Arábia.
No entanto, com o retorno ao Brasil, Neymar enfrenta um grande desafio burocrático. Isso porque, desde 1993, a importação de veículos usados está proibida no país. A única exceção a essa regra é para carros de coleção com, no mínimo, 30 anos de fabricação, e é bem improvável que Neymar tenha interesse em modelos tão antigos para adicionar à sua frota.
Essa imposição se dá para proteger a indústria automotiva nacional, mas também cria obstáculos para aqueles que, como Neymar, mantêm veículos de luxo fora do país. O jogador, no entanto, poderá importar seus carros caso decida voltar ao exterior após sua passagem pelo Santos, mas a importação de carros usados, mesmo temporária, envolve uma série de procedimentos.
Se Neymar preferir não mexer em sua frota e mantiver sua residência no Brasil, ele poderá ter problemas, já que o processo de regularização de veículos importados pode ser demorado e burocrático.
Bentley Continental GT
O Bentley Continental GT de Neymar é um dos carros mais luxuosos da coleção. Este modelo é equipado com um motor W12 6.0 biturbo, com um conjunto híbrido que entrega 782 cv e torque de 102,0 kgfm. Dependendo das customizações, esse carro pode ultrapassar os R$ 4 milhões, um verdadeiro símbolo de status.
Aston Martin DBX
O Aston Martin DBX foi o primeiro SUV da marca britânica e é uma peça de destaque na coleção do craque. Equipado com motor V8 4.0 da Mercedes, ele atinge até 707 cv e pode alcançar os 310 km/h. O modelo custa cerca de R$ 3,5 milhões e é um dos SUVs mais rápidos do mercado.
Lamborghini Huracán
O Lamborghini Huracán é a definição de velocidade e exclusividade. Com um motor V10 5.2, ele gera 640 cv e atinge os 325 km/h, proporcionando uma experiência de condução quase de carro de corrida. O modelo ultrapassa os R$ 5 milhões, sendo uma das opções mais extremas da coleção do jogador.
Mercedes-Benz Classe G
Luxo e potência, o Mercedes-Benz Classe G é um ícone do segmento. O G 63 AMG, uma das versões mais populares e caras do modelo, é equipado com um motor V8 4.0 de 585 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. A unidade custa quase R$ 2 milhões no Brasil e Neymar tem quatro delas para distribuir entre amigos e familiares.
A burocracia da importação no Brasil
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A legislação brasileira, de fato, dificulta a importação de carros usados. Para que Neymar ou qualquer outro cidadão possa importar seus veículos, a exceção só é válida em casos específicos, como para brasileiros com deficiência ou para servidores públicos que retornam de missões no exterior. No caso dos diplomatas, a importação é permitida sem restrições, mas é necessário cumprir certos critérios.
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De acordo com a Portaria 249/2023 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a importação de carros usados se restringe, principalmente, a colecionadores e a veículos que atendem a condições específicas para não configurar importação comercial. Essa situação complica a vida do craque, que precisa considerar a possibilidade de adequar sua frota à realidade brasileira.
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Em uma eventual decisão de retornar ao exterior após seu tempo no Santos, Neymar teria uma janela de 90 dias para transportar seus carros para o Brasil, mas este prazo também envolve trâmites fiscais e alfandegários que podem ser complicados, dependendo da decisão do craque.
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