Entretenimento

Ex-BBB denuncia na polícia ataques racistas que recebe nas redes sociais

Reprodução TV Globo
Cantor e ex-participante da primeira edição do "Big Brother Brasil", denunciou nesta quarta-feira(27), ataques racistas que sofreu nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV Globo
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 28/11/2024, às 07h43



O cantor e multiartista André Gabeh, conhecido por sua participação na primeira edição do Big Brother Brasil, denunciou nesta quarta-feira (27) ataques racistas sofridos nas redes sociais. Diretamente da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), no Rio de Janeiro, André publicou uma foto ao lado do advogado Rodrigo Mondego, com quem registrou a ocorrência.

“Acabamos de sair da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. O cantor, escritor e ilustrador André Gabeh recebeu mensagens racistas nas redes sociais”, afirmou a nota conjunta publicada por ele e Rodrigo. Os dois ressaltaram a gravidade do crime: “Racismo é crime e SEMPRE deve ser tratado como tal. Vamos aguardar agora o trabalho dos investigadores da DECRADI, que sempre fazem um bom trabalho no enfrentamento a crimes de ódio”.

Entenda o caso

Os ataques começaram após André se posicionar em suas redes sociais sobre dois temas delicados. Primeiro, ele criticou áudios vazados de Ana Paula Minerato com ofensas de cunho racial contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. Em seguida, o cantor expôs um convite que recebeu para participar de gravações de conteúdo para o influenciador Matheus Costa, mas sem remuneração, apenas em troca de "visibilidade".

“Ontem no Twitter (atual X) falei sobre o racismo de uma influencer e sobre o comportamento abusivo da produção de outro. Estou sendo ameaçado judicialmente por um fã do influencer e recebi esse inbox. Expor os pactos da branquitude e a manutenção de seus privilégios pelas pessoas que elegem esses influencers como relevantes causa isso. O que se faz? Não vou chorar e nem me filmar chorando por ter sido ameaçado ou por ter sofrido ataque racista. Mas o que se faz?”, desabafou André nas redes antes de formalizar a denúncia.

A decisão de denunciar os ataques foi apoiada por amigos e seguidores. “Não deixe quieto mesmo”, comentou a atriz Karina Marthin. Outra internauta reforçou: “Não dá pra normalizar isso. Espero que a justiça seja feita”. Muitos expressaram indignação e desejaram força ao artista.

Trajetória de André Gabeh

Além de cantor, André é escritor e ilustrador, sendo reconhecido pelo talento multifacetado. Ele ganhou visibilidade nacional em 2002, ao participar da primeira edição do Big Brother Brasil, onde encantou o público com interpretações de MPB e samba, conquistando o terceiro lugar na competição vencida por Kléber Bambam.

Hoje, André usa sua plataforma para combater o racismo e outras formas de abuso, reiterando a importância de que esses crimes sejam tratados com seriedade e justiça. “Fico triste que tenha passado por isso, mas feliz por você ter tomado a atitude correta”, comentou uma seguidora.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp