Entretenimento
O Miss Universe Bahia 2025, concurso que escolheria a representante baiana para o Miss Universe Brasil, em Itaitu, distrito de Jacobina, foi cancelado de última hora, deixando para trás um rastro de indignação, denúncias, tumulto e candidatas em situação de vulnerabilidade.
A reportagem do BNews teve acesso, com exclusividade, a um relato completo de uma fonte que contou detalhes caóticos dos bastidores. A denúncia descreve um cenário de desorganização extrema, falta de alimentação adequada e situações que colocaram em risco a saúde das participantes.
Ver essa foto no Instagram
A chegada tranquila… até tudo desandar
Segundo o relato, as candidatas chegaram ao local, receberam faixas, brindes e almoçaram normalmente. A previsão era que a entrevista com os jurados acontecesse às 16h30, mas ela só começou às 20h30, horas depois do previsto, dando início a uma sequência de atrasos e improvisos.
Já à noite, ocorreu um desfile em traje típico, mesmo com a equipe e as participantes exaustas. A produção teria garantido jantar para todas, mas a comida simplesmente não chegou. Quando finalmente apareceu, já eram 3h30 da manhã. Algumas candidatas, sem opções, jantaram apenas presunto. Outras chegaram a dormir com fome.
Enquanto isso, a equipe de montagem ameaçava desmontar o palco, alegando que o combinado não estava sendo cumprido, inclusive a alimentação deles.
No dia seguinte, as misses foram levadas para um passeio e depois conduzidas para o que seria um desfile preliminar, que também não aconteceu. Durante essa etapa, houve um tumulto envolvendo um fotógrafo que, segundo o relato, “partiu pra cima do coordenador” por irresponsabilidades na organização.
Cancelamento
A final seria realizada na cidade de Serrolândia, no interior da Bahia, dentro de uma escola. Ao chegar no local o palco estaria incompleto e precário, não havia almoço, água e churros foram distribuídos como refeição.
A insatisfação, então, explodiu. As meninas teriam começado a cobrar explicações. Segund relato de uma das modelos, elas “bateram o pé que não iriam desfilar, que não subiriam naquele palco com falta de estrutura”. Diante da pressão, a coordenação decidiu cancelar o concurso.
Cada candidata pagou R$ 5 mil de inscrição, além dos custos com vestidos, viagem e preparação. Com o cancelamento repentino, elas pediram o reembolso, mas ouviram que não haveria devolução.
Além disso, fontes relatam que desde a inscrição já havia sinais de desorganização, como provas solicitadas de última hora e calendário confuso.
Desidratação, dores e hospitalização
A denúncia recebida pelo BNews também inclui relatos ainda mais graves. Candidatas teriam passado horas sem acesso à água, e uma delas foi hospitalizada com infecção urinária e fortes dores, após dias de desgaste, espera e falta de suporte básico.
Coordenação nacional intervém
O Miss Universe Brasil, organização responsável pela etapa nacional, tomou conhecimento do caos e entrou em contato diretamente com as participantes para saber se elas tinham condições de retornar para casa.
Segundo apurado, o grupo pretende realizar uma reunião online para definir quem será oficialmente coroada Miss Bahia 2025, uma solução emergencial diante do colapso da etapa estadual.
Candidatas se manifestam
Nas redes sociais, uma das participantes publicou: “Eu e todas as misses vamos soltar, em breve, uma nota oficial sobre tudo o que decorreu até esta triste conclusão. Só tenho a agradecer a preocupação de todos, o carinho e as mensagens”.
Outra postou foto sendo medicada em uma unidade de saúde, com a legenda: “Simplesmente desumano!”
Organização divulga nota oficial
Nas redes sociais, a equipe do Miss Universe Bahia & Chapada Diamantina, coordenada por Rafael Xavier, confirmou o cancelamento:
“A decisão foi tomada após criteriosa análise interna, levando em consideração fatores operacionais e institucionais que impossibilitam a continuidade do evento neste momento”, diz o comunicado.
Classificação Indicativa: Livre
Lançamento com desconto
Congresso Internacional
cinema em casa
som poderoso
Imperdível