Entretenimento

Fãs de Taylor Swift têm direito a reembolso de passagens, hospedagens e ingresso? Entenda

Reprodução/Redes sociais
Especialistas explicam como proceder em caso de adiamento de show  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 19/11/2023, às 16h48 - Atualizado às 18h28   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O adiamento do show de Taylor Swift, que aconteceria sábado (18) e foi remarcado para a próxima segunda-feira (20) dividiu a opinião dos fãs. Segundo a artista, o principal motivo foi o calor intenso que faz no Rio de Janeiro, onde a sensação térmica alcançou um pico de 60ºC.

Muitos deles que viajaram de outras cidades do Brasil apenas para a apresentação da norte-americana se viram sem saída, já que estavam com ingresso, passagens e hospedagens pagas.

Ao Estadão, especialistas sobre os procedimentos para reembolso de gastos e direitos dos fãs explicaram como proceder nessas situações.

Estadia

Sobre a hospedagem, a advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte- IDC explicou ao Estadão que é "improvável conseguir". 

"O Código de Defesa do Consumidor não prevê ressarcimento de gastos com hospedagem por situações como essa. Não temos legislação administrativa nem resolução que indique isso. Infelizmente, nesse caso, o consumidor vai arcar com o prejuízo. A não ser que haja negociação direta do Procon com a rede hoteleira. Mas, no geral, a Justiça não tem dado ganho para o consumidor, a não ser em casos muito esporádicos", explicou.

Já o advogado Candido Sá, especialista em Direito do Consumidor, disse que é possível conseguir o reembolso da hospedagem, e indicou procurar um advogado e levar o caso à Justiça. “A produtora do show, que cancelou o evento em cima da hora, com milhares de pessoas dentro do estádio, tem obviamente a obrigação de arcar com todas as despesas relativas a esse cancelamento (...) Leve a comprovação das despesas que você teve com hotel e outros. Ela (a produtora do evento) é obrigada a reembolsar, sim”, afirmou.

E sobre as passagens áereas ou de ônibus?

Os gastos com deslocamento também não estão previstos no Código de Defesa do Consumidor. Ainda assim, as companhias aéreas Latam, Azul Linhas Aéreas e Gol anunciaram que fornecerão isenção na cobrança de taxa de remarcação de passagens para voos vindos do Rio de Janeiro nos próximos dias.

Reembolso do ingresso é possível?

Neste caso, sim. Segundo a T4F, organizadora dos shows da Taylor Swift, os fãs podem ter informações sobre ingressos através deste link. A empresa estabeleceu um prazo até esta segunda, às 6 da manhã, para o preenchimento do formulário para solicitação de reembolso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp