Entretenimento

Harmonia do Samba completaria 30 anos em 2023; conheça a história da banda que chegou ao fim

Divulgação
A banda que chegou ao fim após anúncio do cantor Xanddy de que seguirá em carreira solo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/09/2022, às 08h35   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Os torcedores, como são carinhosamente chamados os fãs da banda Harmonia do Samba, foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (14). O cantor Xanddy anunciou o fim do grupo, que dará espaço a um projeto com seu nome à frente, em uma espécie de carreira solo, passando a se chamar 'Xanddy Harmonia'.

A decisão foi anunciada pelo artista em seu perfil oficial do Instagram, onde ele destacou a dificuldade da medida. "Por razões das mais diversas ordens se fez necessário algumas tomadas de deciões, sendo essa a mais difícil. A partir do dia 01/10/2022, seguirei como Xanddy Harmonia. Deixo claro que esse não é um fim, mas sim o início de um novo ciclo para todos nós" afirmou.

A mudança é semelhante à já adotada por outros artistas no cenário da música nacional e baiana. Um dos exemplos é o cantor Péricles, carinhosamente chamado de Pericão, que encerrou as atividades do grupo Exaltasamba. Na Bahia, mais precisamente no axé, Durval Lélys fez o mesmo com a histórica Asa de Águia.

Para os fãs do Harmonia, que agora devem seguir Xanddy solo, não deve mudar muita coisa, até pelo fato de boa parte da banda continuar com o cantor. Mas, para história da música baiana é algo que fará diferença já que o grupo estava prestes a completar 30 anos de história.

Conheça a história do Harmonia do Samba

Apesar de Xanddy ser o rosto da banda, não foi com ele que tudo começou. Os primeiros passos do grupo que revolucionou o pagode baiano foi dado pelo baterista Roque Cézar, que reuniu amigos para fazer um som depois de apelar à sua mãe por uma bateria, isso lá em 1993.

Desde então, passou a ensaiar na varanda da casa de Dona Graça, a sua mãe, na rua da Glória, no bairro da Capelinha, em Salvador. Inicialmente, o ritmo do Harmonia era o samba mesmo, músicas de grupos famoso, como Fundo de Quintal, por exemplo.

Entre os amigos, o baixista Bimba, hoje chamado de Mestre Bimba e que segue com Xanddy, que passou a assumir a direção musical da banda, assim como a compor os arranjos e músicas. Nos primeiros anos, durante a formação da identidade musical, foram integrados instrumentos como cavaquinho, teclados e naipes.

Cinco anos depois, em 1998, aconteceu o que mudaria para sempre a história do grupo. Manuel Alexandre Oliveira da Silva, até então cantor da banda Gente da Gente, assumiu os vocais, finalizando o que passaria a ser a formação da banda por longos anos.

cd harmonia do samba
Reprodução / Mercado Livre

Os primeiro sucessos começaram a surgir em seguida. No mesmo ano, a banda emplacou o hit “Nova Dança”, mais conhecida como“Pescocinho”. Logo depois, a música "Neném" fez com que o Harmonia do Samba fosse cotada para grandes shows em Salvador e diversas cidades da Bahia.

No ano seguinte, o grupo baiano começou a chamar atenção da música nacional após um show de encerramento das apresentações das bandas Kid Abelha e Pimenta N'Ativa, que aconteceu no Wet'n Wild. O fato do público, praticamente em sua totalidade, aguardar a banda subir ao palco mesmo como última atração, ligou o alerta de que o sucesso estava por vir.

No mesmo ano, em 1999, Harmonia gravou o primeiro CD, em um show ao vivo, apresentou outros hits como "Agachadinho" e "Elevador". O segundo álbum também conquistou o público, com sucessos como "Paradinha" e "O Rodo", o que passou a colocar a banda em outro patamar da música baiana.

Os anos seguintes foram só de evolução. Xanddy conquistou prêmios como cantor revelação, assim como a banda, até o título de 'melhor cantor do Carnaval de Salvador', o que se repetiu diversas vezes. Em 21 CDs, o grupo acumula sucessos que marcaram época, entre eles "Overdose de Carinho", "Tira a Mão do Bolso", "Peneira", "Destrambelhada", "Mata Papai", "Ficou de Mal", "Deslizando", "Quebra e Samba", "Batifun", "Samba Merengue", "Comando", "Selo de Qualidade" entre outros.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp