Entretenimento

Influencer com TDI no "Fantástico" mentiu? Jovem afirma ter 18 personalidades

Reprodução TV Globo
No último domingo (20), o "Fantástico" exibiu uma matéria mostrando como pessoas com transtorno dissociativo de identidade vivem no dia a dia  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV Globo
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 27/08/2023, às 12h50


FacebookTwitterWhatsApp

O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) entrou nos trends topics após a reportagem do Fantástico, no último domingo (20), abordar o assunto. O “Show da vida” não apenas detalhou as características do transtorno, mas também trouxe à tona o caso de Giovanna Blasi, uma jovem de 21 anos autodenominada "Sistema Resiliência," que alega conviver com 18 identidades dissociadas devido ao TDI.

Leia também: "Estou doente", revela Thaila Ayala ao tomar medida extrema para preservar os filhos; veja vídeo

Giovanna é estudante de psicologia na Universidade Paulista (UNIP) e compartilhou seu diagnóstico e experiência através de plataformas digitais, como TikTok e Instagram.

Autodenominada “Sistema Resiliência”  durante a entrevista a jovem listou:"Nós somos 18, contando comigo", respondeu ela após ser perguntada sobre a quantidade de identidades com que convive. "Aline, Aurora, Dandara, Aiana, Tatá, eu [Giovanna], Herbert, Isabella, Laura, Lina, Lua, Luara, Luiza, Maria Helana, Melanie, Momô, Jim e Ariel".

A influencer explicou que cada uma dessas identidades emergiu em resposta a situações adversas em sua vida, mas ela opta por não entrar em detalhes sobre os traumas subjacentes. Há algum tempo, ela precisou ser afastada do trabalho e da faculdade, pois as pessoas não entendiam suas “mudanças de humor” bruscas. A jovem passou anos sem compartilhar a situação com a família porque achava que poderia ter esquizofrenia ou borderline. Giovanna procurou um psicólogo e um psiquiatra e, meses depois, descobriu que o que acreditavam ser uma instabilidade de humor, na verdade era o TDI.

O “Sistema Resiliência” já acumula mais de 360 mil seguidores no TikTok e 53 mil no Instagram, demonstrando o interesse e apoio de muitas pessoas ao redor do assunto.

@systemaresiliencia#psiquiatria#transtornodissociativodeidentidade#tdi#fy#psicologia#transtorno#vaiprofycaramba♬ som original - Sistema Resiliência

Contudo, a recente entrevista de Giovanna gerou uma série de discussões. A exposição das identidades dissociadas e suas características na entrevista levantou questionamentos entre o público. Especialistas destacam que, na maioria dos casos de TDI, a alternância entre identidades não ocorre de maneira tão rápida e abrupta quanto demonstrado durante a entrevista.

Além disso, o fato de Giovanna apresentar lembranças cruzadas entre suas diferentes identidades é um aspecto atípico do transtorno. Normalmente, uma identidade dissociada não tem conhecimento das ações das outras identidades. Esse ponto específico levou algumas pessoas a duvidarem da autenticidade de sua condição. 

@davibds12#fofoca#tdi#fypシ♬ som original - davibds12

A capacidade de controlar as mudanças de identidade é outro ponto de controvérsia. Muitas vezes, os indivíduos com TDI não têm controle sobre essas trocas. No entanto, durante a entrevista ao "Show da vida", Giovanna permaneceu com uma única identidade, sugerindo um controle aparente. Essa inconsistência gerou especulações sobre o possível controle da situação.

Além disso, algumas observações foram feitas sobre a forma caricatural como as transições entre as identidades ocorreram durante a entrevista. Essa mudança abrupta gerou dúvidas sobre a veracidade do relato. No entanto, é fundamental lembrar que cada caso de TDI é singular e pode se manifestar de maneiras diferentes. 

@isaacefraimpsiquiatra Link da Live na Bio 👆 O Transtorno de Identidade, também conhecido como Transtorno de Identidade Dissociativa (TID), é uma condição em que uma pessoa apresenta múltiplas identidades ou personalidades distintas. Link da Live na Bio 👆 #vozdoscriadores#liveforthechallenge#depressão♬ som original - Dr. Isaac Efraim Psiquiatra

Neste twitter, internautas discutem nos comentários sobre os autodiagnósticos feitos como "trend" em redes sociais, como o Tik Tok.

Até mesmo o suposto laudo apresentado pela jovem numa entrevista ao portal R7 está sendo contestado:

portal r7
Reprodução Portal R7

É importante ressaltar que a avaliação adequada de doenças mentais só pode ser realizada por profissionais qualificados. Opiniões de leigos não substituem a análise especializada, e os questionamentos levantados devem ser considerados como suposições em vez de conclusões definitivas.

O que é TDI?
Segundo especialistas, o Transtorno Dissociativo de Identidade é complexo, causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância. Em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.  O transtorno pode ser definido como uma condição psicológica rara e severa em que aspectos importantes como memórias, comportamentos, sentimentos e a própria identidade são afetados. O TDI se configura como um processo mental dissociativo responsável pela falta de conexão ao que a pessoa traz em sua personalidade ‘real’.

A dramaturgia e o cinema já retrataram esses casos, sendo o mais recente mostrado no sucesso hollywoodiano ‘Fragmentado’, em que o protagonista transita entre 23 personalidades diferentes, alternado quimicamente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp