Entretenimento

Influenciador famoso é absolvido de acusações de racismo; saiba detalhes

Ilustrativa/ Pixabay
O influenciador estava sendo acusado de proferir falas racistas em suas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/ Pixabay

Publicado em 22/05/2024, às 12h30   Cadastrado por Franciely Gomes



Júlio Cocielo foi absolvido pela Justiça referente às acusações de incitar o racismo nas redes sociais. O influenciador havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), que reuniu diversos prints de mensagens ofensivas publicadas por ele no Twitter.

“Por que o Kinder ovo é preto por fora e branco por dentro? Porque se ele fosse preto por dentro o brinquedinho seria roubado”, dizia uma das mensagens. “Se os caras do racionais falar ‘mão para cima’ eu não sei se é assalto ou comemoração”, escreveu ele em outra publicação.

Ciente das acusações entorno do famoso, a defesa dele alegou que as publicações não tiveram cunho desciminatorio, já que o réu também é negro e nunca ofenderia sua propria raça. 

“Seria impossível que as falas do réu se enquadrassem como racismo, na medida em que não há como se considerar hierarquicamente superior a um grupo ao qual se pertence”, informaram os advogados de Cocielo.

Responsável pelo caso, o  juiz Rodiner Roncada, da 1ª Vara Federal de Osasco, decidiu absolver o marido de Tata Estaniecki e afirmou que as publicações são reprováveis, mas não se enquadram nos crimes de racismo ou injúria racial.

“O réu afirmou em seu interrogatório não ter agido com a intenção de ofender qualquer raça ou etnia, mas apenas imbuído do intento de ser engraçado, de divertir a sua plateia, em seu ‘palco’. As testemunhas confirmaram que o acusado nunca demonstrou comportamento ou atitude racista”, disse ele no documento oficial do caso.

“Cabe ressaltar que não houve notícias, durante a fase investigativa ou em juízo, de que o réu tenha tido uma conduta social discriminatória ao longo de sua vida, com episódios envolvendo a prática de racismo”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp