Entretenimento

Ivete Sangalo volta atrás em "publi" que induz público ao erro; confira

Reprodução/Instagram @ivetesangalo
Ivete Sangalo volta atrás e apaga post de mercado livre de energia elétrica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @ivetesangalo

Publicado em 08/10/2022, às 08h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cantora baiana Ivete Sangalo compartilhou um vídeo, nesta sexta-feira (7), em que ela dizia ser a favor do mercado livre de energia elétrica. Ivete afirmou na campanha que o consumidor poderia "escolher a energia como escolhe banco, operadora e celular". A situação, porém, não é bem assim e pode acabar prejudicando seu público.

No vídeo, a cantora diz: "E se a gente pudesse escolher a energia mais barata e de quem comprar do mesmo jeitinho que a gente escolhe operadora de celular ou banco? Parece estranho, mas isso já existe aqui no Brasil". E acrescentou: "Faça parte desse movimento que pode mudar a vida de milhões de brasileiros".

Além disso, Ivete mencioca que há um projeto sendo discutido "neste momento" sobre o caso. Acontece que as afirmações da cantora são questionáveis e, na noite da sexta (7), o post já não estava mais nem no feed da cantora e nem no perfil da Omega Energia.

Ivete Sangalo volta atrás em "publi" que induz público ao erro

Ivete Sangalo volta atrás em "publi" que induz público ao erro; confira

Controvérsia

Trocar de fornecedora de energia não é tão simples quando a cantora fez parecer. Para trocar de operadora de celular, exemplo dado por Ivete, basta a pessoa entrar em uma loja em um shopping, comprar um ship e instalar no aparelho. Na energia, a negociação é mais longa e envolve outros consumidos em caso de ser em um edifício, por exemplo.

O projeto que ivete mencionou estar sendo discutido é o PL 414/2021 tramita em comissão especial na Câmara dos Deputados. Em agosto deste ano, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que iria pautá-lo depois das eleições, porém, há uma grande possibilidade do projeto perder a força, pois quase metade dos parlamentares que estão de acordo com a ideia não foram reeleitos.

A ampliação do mercado livre é defendida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), porém, não se sabe se isso era de conhecimento da cantora e se ela endossa o atual governo federal.

Além disso, o texto lido por Ivete é em tom de ajudar as pessoas mais carentes. Porém, o efeito poderia ser oposto: aumentar o valor da conta de luz do consumidor de residências e pequenos comérdios e baratear a energia de grandes consumidores, que terão o poder de nogociação.

O projeto ainda tem muitos pontos que não foram esclarecidos, mas não se sabe exatamente o que levou a cantora a apagar a publicação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp