Entretenimento

Jornalista da Globo é demitida após diagnóstico de quadro grave de Burnout

Reprodução TV Globo
Diagnosticada com um quadro grave de síndrome de Burnout, a saída da repórter e apresentadora chocou os colegas nos bastidores,  |   Bnews - Divulgação Reprodução TV Globo
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 09/12/2023, às 21h57


FacebookTwitterWhatsApp

A apresentadora Poliana Mazzo foi desligada da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, logo após retornar de sua licença médica por um quadro grave de Síndrome de Burnout. A saída repentina da jornalista deixou os colegas nos bastidores chocados, já que a empresa não havia demonstrado sinais prévios da dispensa. As informações são do portal notícias da TV.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Poliana descobriu o problema de saúde após enfrentar crises de pânico e ansiedade enquanto estava no ambiente de trabalho, situações presenciadas por colegas. Mesmo doente, compareceu à empresa em duas ocasiões, uma delas após testar positivo para Covid-19, ambas comunicadas ao RH.

As crises aconteciam durante o expediente, quando Poliana lidava com situações estressantes. Sinais de seu mal-estar eram visíveis, chegando a expressar em reuniões a sensação de sobrecarga. Além de ser apresentadora do programa +Natureza, ela acumulava funções de roteirista, produtora e repórter na cobertura ambiental.

Após férias em julho, a jornalista precisou se afastar por mais dez dias devido ao diagnóstico de Burnout. Apesar de tentar retornar após esse período, não conseguiu e foi chamada pelos superiores. A justificativa para a demissão alegava que trabalhava externamente com outras empresas, proibido pelo contrato. Em contrato, os funcionários tanto da Globo quanto de suas afiliadas são vetados de participarem de eventos ou trabalhos remunerados fora da casa. Essa regra, contudo, tem sido ignorada.

Poliana era contratada pela Centro América há dois anos e meio, mas nunca escondeu parcerias com marcas de roupas, acessórios e até lojas de artigos animais. A reportagem apurou que as partes tinham um acordo para que a tivesse liberdade para cumprir demandas como influenciadora nas redes sociais.

Leia também: Chefão da cúpula do Jogo do Bicho, destaque na série 'Vale o Escrito', é internado no Rio

A lei brasileira garante direitos quando um funcionário é diagnosticado com Burnout, que é uma doença decorrente da atividade profissional, exigindo o pagamento de auxílio-doença acidentário e permitindo o retorno apenas após total recuperação, sem prejuízo ao cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp