Entretenimento

Chefão da cúpula do Jogo do Bicho, destaque na série 'Vale o Escrito', é internado no Rio

REPRODUÇÃO
José Caruzzo Escafura, o Piruinha, de 94 anos, está em um hospital da Barra, no Rio, tratando uma pancreatite  |   Bnews - Divulgação REPRODUÇÃO
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 09/12/2023, às 19h13



O contraventor icônico José Caruzzo Escafura, popularmente conhecido como Piruinha, está enfrentando um período de internação desde a última sexta-feira (9), em um hospital na Barra, onde recebe tratamento para uma pancreatite. Sua trajetória, repleta de controvérsias e detalhes sombrios, é explorada na série documental "Vale o Escrito", produzida pela Globoplay. A narrativa, que investiga e expõe o submundo do jogo do bicho, lança luz sobre os grandes personagens do crime e sua influência na estruturação da capital fluminense. As informações são do Portal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Desde a década de 1970, Piruinha exercia domínio sobre o jogo do bicho em diversas regiões, incluindo Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça. No entanto, sua trajetória foi interrompida em 1993, quando, juntamente com outros 13 banqueiros, foi preso e condenado pela juíza Denise Frossard, da 14ª Vara Criminal, por formação de quadrilha ou bando armado. Essa condenação resultou em uma pena máxima de seis anos de detenção. 

No mesmo processo, Piruinha e seus colegas bicheiros enfrentaram acusações de tráfico de drogas e tortura. Entretanto, durante as alegações finais do julgamento, o promotor solicitou a exclusão desses crimes, alegando falta de provas. Apesar da sentença inicial ter sido modificada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reduziu a pena pela metade, advogados habilidosos conseguiram, por meio de recursos, eliminar a acusação de bando armado, resultando na soltura de todos os envolvidos quase cinco anos depois. 

Apesar de não possuir vínculos com escolas de samba, como alguns de seus pares, como Castor de Andrade, Piruinha não escapava da reputação de ser uma figura violenta. Paralelamente às suas atividades no jogo do bicho, ele expandia seus horizontes explorando outros empreendimentos, como motéis em bairros da Zona Oeste. Além disso, sua conexão com uma suposta quadrilha de abortos clandestinos também foi alvo de investigações. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp