Entretenimento

Maria Bethânia faz pedido após receber título importante no Nordeste: "Ampliar o lugar das mulheres na sociedade"

Bethânia pede por mais reconhecimento às mulheres - Instagram/@mariabethaniaoficial
Maria Bethânia pede por mais reconhecimento às mulheres ao receber título  |   Bnews - Divulgação Bethânia pede por mais reconhecimento às mulheres - Instagram/@mariabethaniaoficial
Bruna Ferraz

por Bruna Ferraz

[email protected]

Publicado em 16/11/2024, às 14h04



A cantora Maria Bethânia foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma cerimônia realizada na noite da sexta-feira (15), em um evento realizado na Concha Acústica da Instituição. O evento, que foi encerrado com a artista interpretando “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Em seu discurso, Bethânia afirmou que estava ali, recebendo aquele título, no papel de mulher e de trabalhadora. A artista aproveitou a ocasião para clamar por mais espaço de reconhecimento feminino.

“Agradeço mais uma vez, mas acrescento que estou aqui em primeiro lugar como mulher. Digo isso a fim de marcar a necessidade sempre urgente de ampliar o lugar das mulheres na sociedade civil brasileira. E mais: estou aqui como trabalhadora, como uma das muitas deste imenso, formidável e difícil país”, declarou.

Além de Maria Bethânia, as escritoras Rachel de Queiroz e Ana Miranda também já receberam a honraria. Esse foi o terceiro título recebido pela baiana.  

Durante a cerimônia dessa sexta, o reitor da UFC Custódio Almeida quebrou o protocolo ao chamar Bethânia de rainha e sugerir que ela colocasse o chapéu de doutora da instituição.

O evento aconteceu na véspera da apresentação do show da turnê “Bethânia e Caetano” em Fortaleza. Os irmãos baianos cantam, neste sábado (16), na Arena Castelão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp