Entretenimento

Morre aos 85 anos a cantora Cyva, integrante do Quarteto em Cy

Divulgação
A cantora Cyva Ribeiro de Sá Leite, do Quarteto em Cy, morreu na noite deste domingo (22)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 23/10/2023, às 10h30



Neste domingo (22), morreu Cyva Ribeiro de Sá Leite, uma das cantoras do Quarteto em Cy, aos 85 anos de idade. Cyva estava internada há um mês em um hospital no Rio de Janeiro e, infelizmente, não resistiu às complicações de um grave quadro de septicemia, uma infecção generalizada.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

A equipe do Quarteto em Cy lamentou a perda da fundadora do grupo através das redes sociais, descrevendo Cyva como uma "grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível." A mensagem destacou sua contribuição para o grupo ao longo dos anos.

A morte de Cyva Ribeiro de Sá Leite marca mais uma perda para o Quarteto em Cy. Em maio deste ano, a cantora Cynara, aos 78 anos, também morreu no Rio de Janeiro devido a uma insuficiência respiratória. Além disso, Cybele, outra das irmãs que formava o grupo, faleceu em 2014 após sofrer uma isquemia pulmonar.

O Quarteto em Cy foi formado em 1964 e consistia nas quatro irmãs: Cyva, Cynara, Cybele e Cylene. O grupo se tornou um ícone da música popular brasileira, com diversos hits de sucesso, incluindo "Tudo Que Você Podia Ser," "Cantoria" e "Talvez."

Com a partida de Cyva, Cylene se torna a única integrante remanescente do grupo original. Cyva e suas irmãs iniciaram suas carreiras musicais em Ibirataia, na Bahia, graças a um projeto sociocultural no estado.

 Além do lado artístico, Cyva se formou em Letras pela FFCH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia).

As irmãs conheceram Vinicius de Moraes e receberam apoio de Carlos Lyra, que sugeriu o nome do grupo e com quem chegaram a se apresentar já no começo da carreira. Um ano após a formação do grupo, participaram do disco "Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell". O quarteto também gravou músicas de Dorival Caymmi, Chico Buarque e outros grandes compositores.

Batizado com o nome do grupo, o primeiro disco foi gravado em 1964 com composições de nomes como Edu Lobo, Ruy Guerra, Baden Powell, Moacyr Santos e Vinicius no repertório. Por 40 anos, o grupo teve diversas formações. Em 1966, Cylene saiu do grupo e Renata Werneck a substituiu. Nesse ano o grupo foi para os Estados Unidos, onde mudou o nome para Girls From Bahia, participou de programas, fez shows e gravou LPs.

Em 1967, Cynara e Cybele saíram porque não queriam tentar a sorte no mercado fonográfico americano.

Já em 1972, após dois anos de hiato, Cyva retomou as atividades do Quarteto em Cy com Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós. Nessa formação, o grupo gravou "Antologia do samba-canção" (1975), "Resistindo" (1977), "Querelas do Brasil" (1978), "Cobra de vidro" (1979), "Em 1000 kilohertz" (1980).

Em 1980, o grupo passou por uma nova formação: Cybele voltou ao conjunto no lugar de Dorinha. Com isso, gravaram "Ponto de luz" (1983), "A arte do Quarteto em Cy" (1984), "A arte do Quarteto em Cy e MPB-4" (1985), "Show ao vivo com Vinicius e Toquinho" (1986) e "Para fazer feliz a quem se ama" (1989). Em 2013, Cybele deixou o grupo e foi substituída por Keyla Fogaça.

Leia também:Virgínia e Zé Felipe comemoram aniversário da caçula com festa de luxo; saiba detalhes

Depois da morte de Cybele, Cyca formou o grupo com Cynara, Sônia e Corina.

Nos últimos anos, o Quarteto Em Cy havia diminuído suas atividades artísticas. O último álbum, Janelas Abertas, é de 2016 e traz gravações para músicas como Futuros Amantes e O Negócio é Amar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp