Entretenimento

MPF pede condenação de youtuber Júlio Cocielo por racismo; saiba detalhes

Reprodução/Redes sociais
Se condenado, Júlio Cocielo pode pegar até cinco anos de prisão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 03/01/2024, às 18h08   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público Federal (MPF), pediu nesta quarta-feira (3), a condenação do influencer Júlio Cocielo, que conta com mais de 37 milhões nas redes sociais, por publicações consideradas racistas no X (antigo Twitter), entre 2011 e 2018. Se condenado, o youtuber pode pegar uma pena de até cinco anos de prisão.

Segundo o MPF, Cocielo teria feito nove publicações com teor racista. Uma delas foi direcionada para o jogador francês Mbappé, durante a Copa do Mundo de 2018. "Conseguiria fazer uns arrastão top na praia, hein", escreveu. 

Além desta que viralizou, outras postagens como “o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas, mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros” e “nada contra os negros, tirando a melanina…” foram citadas pelo Ministério no processo.

Com a repercussão negativa, Cocielo apagou cerca de 50 mil tweets em seu perfil no X e publicou um vídeo de desculpas. “A gente só precisa prestar atenção nas estatísticas. Por exemplo, muito negro morre sendo confundido com bandido. No meu caso, a minha ignorância foi combatida com conhecimento. Sem querer, espalhei o ódio”, disse.

"Ainda que o réu seja humorista, não é possível vislumbrar tom cômico, crítica social ou ironia nas mensagens por ele publicadas. Pelo contrário, as mensagens são claras e diretas quanto ao desprezo do réu pela população negra”, destacou o procurador da República João Paulo Lordelo nas alegações finais apresentadas pelo MPF na 1° Vara de Justiça Federal de Osasco (SP), em novembro de 2023.

"O réu, sem qualquer sutileza, reforça estereótipos da população negra - miseráveis, bandidos e macacos - não havendo abertura, em seu discurso, que permita entrever alguma forma de sátira (...) Não é humor; é escárnio", completou o procurador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp