O dia 20 de novembro é uma data de extremam importância para a luta contra o racismo, com o Dia Nacional da Consciência Negra, mas também se destaca por ser o Dia Internacional da Memória Transgênero, campanha que homenageia e relembra as lutas da comunidade trans.
Nesta luta constante, é importante atingir pessoas com uma discussão da defesa da identidade de gênero. Para isso, os filmes e séries podem desempenhar um grande papel, trazendo produções que explorem essa realidade e deem oportunidade para as pessoas transgêneros contarem suas próprias histórias.
Pensando nisso, a MAX separou um catálogo especial com histórias, conquistas e experiências de pessoas transgênero. Confira as indicações:
Histórias reais
- TRANSHOOD - CRESCER TRANSGÊNERO: Documentário original da HBO que acompanha a vida de quatro crianças transgênero no coração dos Estados Unidos durante cinco anos.
- GRAVIDEZ TRANSGÊNERO - HISTÓRIAS REAIS: Ari e Caitlin e Myles e Precious experimentam a alegria de uma gravidez transgênero quando os homens de suas relações engravidam.
- THE STROLL - AS TRABALHADORAS DA RUA 14: Documentário original da HBO que conta a história do Meatpacking District em Nova York, com as vozes de trabalhadoras sexuais transgênero negras.
- GÊMEAS TRANS - UMA NOVA VIDA: Acompanha as gêmeas Sofia e Mayla ao voltarem para casa após uma cirurgia de redesignação de gênero.
- A VIDA DE JAZZ: Com o apoio de sua família, a jovem Jazz enfrenta a vida como uma mulher transgênero.
Séries e filmes
- CRIS MIRÓ (ELA): Série baseada na história de Cris Miró, a primeira vedete trans argentina a fazer sucesso no teatro de revista, um ícone indiscutível dos anos 90 e revolucionária em sua época, que abriu o caminho para outras pessoas.
- EUPHORIA: Um grupo de adolescentes experimenta os altos e baixos do amor e da amizade em um mundo de redes sociais, sexo, drogas e violência. Estrelada por Zendaya, Hunter Schafer, Sydney Sweeney e Alexa Demie.
- DA PONTE PRA LÁ: Uma jovem humilde (Gabz) investiga a morte de um amigo trans (Victor Liam) e descobre grandes fissuras e inesperadas conexões entre a elite e as periferias.
- VENENO: Valeria está prestes a embarcar na maior aventura de sua vida quando conhece sua ídola, a incomparável ícone trans Cristina "La Veneno". Estrelada por Daniela Santiago, Lola Rodríguez e Isabel Torres.
- MEU NOME É RAY (2016): Elle Fanning, Naomi Watts e Susan Sarandon estrelam este drama sobre o processo de transição de Ray, uma garota de 16 anos.
É necessário dar espaço para produções que abordem essa temática, mas, ainda mais fundamental, é incluir pessoas trans nessas produções, sejam como diretores, produtores ou interpretes, garantindo que a sua realidade e luta seja transmitida de um local de fala bem estruturado.
Confira: