Entretenimento
por Analu Teixeira e Alan Robert
Publicado em 18/09/2026, às 21h24
Duas das principais referências da percussão baiana vão dividir o mesmo palco de uma forma inédita no Festival de Verão 2027. Olodum e Timbalada se apresentam juntos na próxima edição do evento, em um encontro que, segundo os próprios artistas, representa muito mais do que a união de dois grupos conhecidos pela força dos tambores.
Durante o lançamento do FV27, Lazinho, do Olodum, destacou que, apesar das trajetórias e características distintas, as duas formações carregam valores em comum, como a luta contra a discriminação, a valorização das mulheres, da educação e da cultura baiana.
“Eu acho que existe uma expectativa muito grande. São duas escolas de percussão, parece que são diferentes, mas todos tocando no mesmo assunto, que é em relação à não discriminação, valorização da mulher, valorização da educação e da cultura da Bahia, para se expandir para o mundo”, afirmou.
Para o artista, a dimensão do encontro só poderá ser compreendida por quem estiver na Arena Festival. “Eu acho que só quem for ao Festival de Verão vai saber o que significa realmente a junção dessas duas escolas de percussão”, declarou.
A apresentação também marca a primeira vez em que Timbalada e Olodum estarão juntos no palco durante um espetáculo completo. Denny Denan, da Timbalada, celebrou o momento e ressaltou que a parceria representa um novo capítulo na relação entre as duas escolas percussivas.
“Primeiro porque é a primeira vez que isso está acontecendo. (...) De fato, em cima do palco está sendo a nossa primeira vez. E que bom que está sendo startado aqui em Salvador, com a nossa galera, com o nosso festival também”, afirmou.
Segundo Denny, o material apresentado durante o lançamento ainda é apenas uma pequena amostra do que está sendo preparado. Os artistas ainda devem entrar em estúdio para ensaiar e construir o espetáculo que será levado ao FV27.
Buja Ferreira, também da Timbalada, resumiu a expectativa colocando o público como principal beneficiado pela união. “Quem ganha é o povo”, afirmou o artista, ao destacar a força cultural dos dois grupos.
O cantor ainda fez um convite simbólico para quem pretende acompanhar o encontro: “Vistam a camisa do Olodum e pintem o seu corpo de Timbalada”.
O show de Timbalada & Olodum foi criado especialmente para o Festival de Verão 2027 e terá as duas formações no palco durante toda a apresentação. A proposta integra a curadoria de Zé Ricardo, que construiu a programação desta edição a partir da mistura de diferentes ritmos e gerações da música brasileira.
O FV27 acontece nos dias 23 e 24 de janeiro de 2027, na Arena Festival, em Salvador. Timbalada & Olodum estão entre as atrações do domingo (24), ao lado de Marina Sena, João Gomes e Saulo, duas atrações do mesmo dia ainda serão anunciadas.
Classificação Indicativa: Livre
Super desconto
som poderoso
Top dos Tops
Smartwatch top
Modo Karaokê