Entretenimento

Pastor causa polêmica ao associar 'coração de dorama' à androginia; entenda

Reprodução/Redes sociais/RBC
Fala de pastor sobre gesto cultural sul-coreano foi alvo de críticas nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais/RBC

Publicado em 02/02/2024, às 22h22   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Durante um discurso para jovens, o pastor Ailton Junior, da Igreja Assembleia de Deus em Caruaru, no interior de Pernambuco, fez uma declaração bastante polêmica e que viralizou nas redes sociais. Em um congresso, o líder religioso condenou o "coração de dorama", um gesto popular entre os jovens que surgiu da cultura sul-coreana de músicas e séries de TV.

No último dia 28 de janeiro, durante uma pregação, o pastor afirmou que alguns conteúdos audiovisuais consumidos por jovens são prejudiciais à santificação, e aproveitou para citar as obras da Coreia do Sul. Na sequência, ele proibiu o gesto de fazer coração com os dedos. 

"Não façam mais o coração de dorama nos púlpitos da igreja para tirar fotos. Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é dorama? [É a] Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de dorama porque são ignorantes", disse Ailton Junior.

O público presente no congresso demonstrou surpresa, mas o líder religioso continuou. "Você acha que as coisas estão fáceis? Você acha que vim fazer showzinho aqui? Eu vim lutar!", disse. "Quando você assiste doramas e outras séries da TV, de morte, de 'vampiragem' e de tantas desgraças que há, você está se acostumando com a forma como o diabo age."

Nas redes sociais, internautas condenaram a fala do pastor, pois ele supostamente demonstra um desconhecimento sobre as produções sul-coreanas. Segundo usuários, as obras possuem uma visão conservadora sobre relacionamentos, já que abordam amor, fidelidade no namoro e baixo conteúdo erótico. 

"Os doramas são tão respeitosos e românticos e cheios de valores legais, não tem sentido nenhum religioso criticar ao contrário, deviam ser os primeiros a incentivar a assistir e preferir do que as produções ocidentais... Ele nunca viu nada com certeza", escreveu uma internauta no X, antigo Twitter. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp